Após quase uma década de embargo, o loteamento Paiquerê, entre Arroio do Silva e Morro dos Conventos, em Araranguá, recebe liberação ambiental para continuar seus investimentos de forma legal e legítima.
Na tarde de sexta-feira, dia 25, estiveram no IMA representantes dos moradores do loteamento, da Administração Municipal e da empresa responsável pelo loteamento, para receber das mãos dos funcionários do Instituto de Meio Ambiente de Criciúma o tão esperado documento de liberação.
Esta ação do Governo do Estado agora requer contrapartida dos moradores e investidores do Paiquerê, que devem realizar ações e atividades condicionantes de preservação ambiental para a manutenção da liberação e finalização do empreendimento.
Este foi um dia histórico e importantíssimo para todas as pessoas envolvidas diretamente, para o meio ambiente e sua preservação.
Mas Araranguá, como um todo, também ganha em muitos sentidos. Um deles é que uma das condições a ser realizada é o esgotamento sanitário do loteamento, onde o Samae contribuirá com a estação de tratamento, que servirá a toda região.
Presentes ao evento estavam os representantes da Administração Municipal, Rony da Silva, Karem Suyan e Fernanda Rosso, os representantes dos moradores do Paiquerê Rejane Daitx, Erica Marlise e Carlos Eduardo Pitz, o vereador Luciano Pires, o engenheiro Jonatan Piazzoli; André Luiz Dias de Mello, Diretor de Administração do IMA; o Coordenador Regional do Ima/Criciúma, Marcos Favero; Eduardo Miotello, Eng. Sanitarista Ambiental, que no ato representou também seu colega André Luis Klein, que é Biólogo do Ima e igualmente trabalhou em todo estudo e viabilização do local.
O prefeito Cesar Cesa envolveu-se pessoalmente desde o início, colaborando no que foi possível para acompanhar todo o processo, e embora não tenha conseguido acompanhar o ato, ficou extremamente satisfeito por saber de seu desfecho, que abre boas perspectivas para a região e levanta a bandeira de que é possível crescer e se desenvolver com responsabilidade e sustentabilidade.