Araranguá
Os sete profissionais responsáveis por realizar a leitura dos hidrômetros e por entregar as faturas de água das unidades consumidoras de Araranguá representam a linha de frente do Samae. Em média, cada profissional realiza 200 visitas por dia. Além da impressão e registro do consumo, eles têm a missão de entregar a fatura. Os leituristas exercem sua função profissional das 7h às 13h, entre segunda e sexta-feira. Em situações pontuais, quando ocorre acúmulo de trabalho, a atividade também é exercida no turno da tarde.
A demanda de usuários atendidos é grande e crescente. No município existem aproximadamente 19 mil ligações de água. A atividade impõe uma série de circunstâncias, como trabalhar em meio ao frio ou calor e deslocar-se em locais íngremes. O leiturista Bertrand Freund, por exemplo, atende – entre outras comunidades – Balneário Morro dos Conventos. “Cada colega possui um trajeto pré-definido. Isto dinamiza o trabalho, porque com o dia a dia identificamos os acessos e endereços”, observa. Nesta quarta-feira, um dos locais percorridos foram as unidades consumidoras situadas às margens da Rua Atlântica. “Alguns destes domicílios situam-se ao lado da passarela de concreto que faz divisa com Hotel Morro dos Conventos. Para chegar até ali tem a opção de deslocar-se pelo logradouro público ou então subir a escadaria, que foi a minha opção”, conta. Bertrand é formado em Psicologia e ingressou no Samae no dia 6 de março de 2017 após conquistar aprovação em concurso público.
Visando qualificar o serviço, o Samae sugere que os usuários adotem medidas que auxiliem o trabalho dos leituristas. Para sua conta d’água ser entregue com segurança, é necessário que mantenha seu pet preso ou longe do hidrômetro e também da caixa de correspondências. Caso seja necessário deixar o animal solto por questão de segurança, a recomendação é que o hidrômetro seja recolocado em local seguro e de livre acesso. O Samae fica à disposição para esclarecer dúvidas por meio do telefone 3524-0837.