Justiça mantém decisão de demolir construções em APP em Araranguá

Construções que devem ser demolidas ficam próximas ao local de travessia da balsa, no Morro dos Conventos

Está mantida a decisão judicial que determina a demolição de edificações em APP, Áreas de Preservação Permanente, junto às margens do Rio Araranguá, em Morro dos Conventos. As construções ficam próximas ao local de travessia da balsa.

A decisão do TRF4, o Tribunal Regional Federal da 4ª Região, manteve sentença através do desembargador Victor Luiz dos Santos Laus. Um dos três proprietários envolvidos na ação recorreu pedindo a suspensão do cumprimento da sentença, alegando que a residência foi construída em 1934 e seria patrimônio cultural brasileiro. Ele ainda sustentou que a decisão se baseia na legislação ambiental atual, analisando um caso concluído há décadas.

O relator do caso, porém, negou o recurso, dizendo que na documentação apresentada pelo proprietário não há nenhuma prova de tombamento histórico que comprove ser a casa patrimônio histórico cultural.

A ação foi movida pelo MPF, o Ministério Público Federal, a União e o Ibama em 2011. A 4ª Vara Federal de Criciúma, em 2013, determinou a demolição das edificações e a apresentação de plano de recuperação da área aos réus. A decisão foi mantida e atualmente, está na fase de execução.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.