Iluminação do Samae de Araranguá alerta para campanha Novembro Azul

Samae adere à campanha mundial que alerta para a importância dos cuidados à saúde dos homens

Quem passar à noite pela rua Iracy Luchina, no bairro Urussanguinha, em frente a unidade administrativa do Samae, vai verificar que a fachada está iluminada com a cor azul, uma referência a novembro, mês mundial do combate ao câncer de próstata. A autarquia adere à campanha mundial que alerta para a importância dos cuidados à saúde dos homens, em especial medidas de prevenção à doença.

Movimento iniciado no ano de 2003, o Novembro Azul chegou ao Brasil em 2011 graças ao Instituto Lado a Lado Pela Vida. A campanha estimula a superação de diversas barreiras e preconceitos em nome do diálogo com a população masculina. No Brasil, segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não melanoma). Em valores absolutos e considerando ambos os sexos, é o segundo tipo mais comum. A taxa de incidência é maior nos países desenvolvidos em comparação aos países em desenvolvimento.

A próstata é uma glândula que só o homem possui e que se localiza na parte baixa do abdômen. Ela é um órgão pequeno, tem a forma de maçã e se situa logo abaixo da bexiga e à frente do reto (parte final do intestino grosso). A próstata envolve a porção inicial da uretra, tubo pelo qual a urina armazenada na bexiga é eliminada. A próstata produz parte do sêmen, líquido espesso que contém os espermatozoides, liberado durante o ato sexual.

Mais do que qualquer outro tipo, é considerado um câncer da terceira idade, já que cerca de 75% dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos. O aumento observado nas taxas de incidência no Brasil pode ser parcialmente justificado pela evolução dos métodos diagnósticos (exames), pela melhoria na qualidade dos sistemas de informação do país e pelo aumento na expectativa de vida.

A única forma de garantir a cura da enfermidade é o diagnóstico precoce, especialmente necessário em homens com 45 ou mais anos. Mantendo a tradição de preocupar-se com as questões sociais, o Samae expressa sua mobilização pela causa e compartilha das iniciativas desenvolvidas com o objetivo de alertar para a importância da prevenção e do tratamento do câncer de próstata.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.