Colégio Otávio Manoel Anastácio recebe o Projeto Samae na Escola

Ação foi organizada pelo Samae, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto, em parceria com o Município, por meio da Secretaria de Educação

Palestras sobre a captação e tratamento da água, tratamento de esgoto e reciclagem foram ministradas nesta terça, para turmas do 4º e 5º Anos do Ensino Fundamental da Escola do bairro Jardim Cibeli

 

Araranguá

Duas palestras sobre a captação e tratamento da água, tratamento de esgoto e reciclagem foram ministradas nesta terça-feira, dia 14, para turmas do 4º e 5º Anos do Ensino Fundamental da Escola de Educação Básica Otávio Manoel Anastácio, no bairro Jardim Cibeli, de Araranguá. A ação foi organizada pelo Samae, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto, em parceria com o Município, por meio da Secretaria de Educação.

A técnica em química da autarquia, Fernanda Fernandes, elogiou o interesse da classe escolar. “Este espaço oportuniza debatermos sobre a educação ambiental e falar sobre a função de cada cidadão em relação aos cuidados com a água. Aliás o assunto está sendo trabalhado em sala de aula, sob a coordenação dos professores. Esta abordagem vai auxiliar na conscientização de estudantes, pais e comunidade”, explicou.

Fernanda alertou que o uso consciente dos recursos hídricos é de suma importância para todos nós, uma vez que, aqui no Brasil, há lugares que nem água tem. E se a gente, que tem, não cuidar, podemos um dia ficar sem, também.

Já o operador de ETA, Gilvanir Trento Tristão destacou a importância do tratamento de esgoto para a saúde pública e qualidade de vida das pessoas. “Não podemos conectar as tubulações de águas pluviais (de chuva) às redes de esgoto. Isto, além de ser ilegal e passível de punição, causa o extravasamento da rede de esgoto, tendo como possível consequência o retorno para dentro dos imóveis, mau cheiro e propagação de doenças”.

Ele observou que, sistematicamente o Samae realiza manutenção nas redes de esgoto, extraindo materiais como: fio dental, papel, brinquedos, cabelos, fraldas, cotonetes, absorventes, peças plásticas e gordura proveniente do descarte do óleo de cozinha pelos ralos das pias. “Estes itens não deveriam chegar nas tubulações, por isso, apresentar esses dados é muito importante, pois conseguimos trabalhar a conscientização de crianças e adolescentes em idade escolar, público que tem grande potencial de multiplicação das informações sobre o tema”, disse.

Nas apresentações, a equipe do Samae também orientou sobre a importância do descarte correto do lixo, reciclagem e impactos da poluição no meio ambiente.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.