Na última semana, a Câmara de Vereadores de Araranguá aprovou um Projeto de Lei de autoria do Poder Executivo, que visava alterar para 2% a alíquota do ISSQN, o Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza, desta forma incentivando as chamadas “Indústrias 4D”, ou seja, de alta tecnologia e inovação. A nova porcentagem se iguala a outros municípios, entre eles, Içara e Florianópolis.
Os grupos mais beneficiados com a redução dos impostos são os que atuam no segmento da tecnologia, inovação e desenvolvimento digital, ou seja, empresas de TI, Tecnologia da Informação.
O projeto que foi encaminhado para o Legislativo Municipal, foi um pedido do vereador Luciano Pires, que em sua fala, reforçou a importância do Projeto de Lei. “Para que não fosse preciso criar um anteprojeto e para facilitar eu conversei com o prefeito Cesar que compreendeu e avalizou a ideia e encaminhou esse projeto de lei para a Câmara e hoje estamos felizes em aprovar essa proposta tão importante, que abrirá novas portas”.
O vereador e vice-presidente da Câmara, Jair Anastácio, discutiu o projeto e disse que esse é um grande avanço. “Será possível atrair e manter as atuais empresas em nosso município, além disso nós temos a UFSC e o IFSC, que possuem cursos relacionados com as tecnologias, que formam cidadãos que em um futuro próximo podem constituir empresas e serão beneficiados com essa alteração na lei e consequentemente isso fortalecerá Araranguá”, enfatizou.