Na última semana foi dado um passo fundamental para a concretização da Barragem do Rio do Salto, projeto integrado ao Planejamento Hídrico do Governo de Santa Catarina.
Em Audiência Pública online, com duração de 2 horas, foi apresentado o Rima, Relatório de Impacto Ambiental, do empreendimento previsto para o município de Timbé do Sul. Foram também esclarecidas dúvidas de moradores e aberta a palavra para lideranças políticas da região.
“É uma obra de grande importância tanto para a economia como para o abastecimento da população, principalmente nos períodos de estiagem como a que tivemos há alguns meses, quando o Rio Amola Faca praticamente não tinha mais água”, destacou o prefeito de Timbé do Sul, Roberto Biava.
“Com esta audiência, o IMA prossegue as avaliações do projeto com o compromisso de dar celeridade a esta etapa de licenciamento ambiental, atendendo orientação do Governador Carlos Moisés”, disse o presidente do Instituto, Daniel Vinicius Netto, que presidiu o encontro realizado de forma virtual devido aos cuidados para o controle da disseminação do Covid-19.
O diretor interino de Operação e Expansão, Evandro Martins, informou que a Casan agora aguarda as avaliações e orientações do IMA para prosseguir na atualização dos orçamentos e encaminhamentos para o processo de licitação das obras.
De acordo com o projeto, a Barragem do Rio do Salto será implantada no município de Timbé do Sul, sendo parte integrante de um conjunto de obras concebidas para regularização das vazões do Rio do Salto, visando o aproveitamento com múltiplo uso, como o abastecimento público e a irrigação de lavouras.
O empreendimento contempla a implantação de uma barragem de derivação, localizada no Rio Amola Faca, um canal de derivação, uma barragem de acumulação, localizada no Rio do Salto e um túnel de desvio de água para a Vila Progresso do município de Turvo. Prevê também adutora de água bruta que transportará as águas do reservatório de acumulação da barragem do Rio do Salto para os municípios de Turvo e Ermo, com possibilidade de atendimento futuro aos municípios de Morro Grande, Meleiro e Araranguá.