A Secretaria de Assistência Social e Habitação de Araranguá, em parceria com o CMDCA, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, realizou na tarde desta quinta-feira, dia 18, no auditório da Amesc, uma roda de conversa com o tema:
Violência contra as crianças e adolescentes – Rompendo com o silêncio para a rede de atendimento do município de Araranguá.
Esta é uma ação alusiva ao dia 18 de maio – Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra criança e adolescente.
As entidades pedem que os pais, familiares e professores, devem estar atentos às mudanças repentinas de comportamento das crianças/adolescentes, pois a falta de sono, medo de certas pessoas, rebeldia, timidez acentuada, desenhos sexualizados, comportamento inapropriado para a idade, podem indicar possível agressão.
Este tipo de crime pode rondar a sua casa e a melhor prevenção é o diálogo franco e constante. Bem como, respeitar a idade e a capacidade de entendimento das crianças ao falar da educação sexual.
É preciso denunciar os possíveis abusos e em caso de dúvida, procurar os órgãos de defesa das crianças e adolescentes para aconselhamento e providências cabíveis. Canais de denúncia: Polícia Militar: 100 e Conselho Tutelar: (48) 3522-0469.