Araranguá inaugura nesta sexta Centro de Reabilitação Pós-Covid

A Administração Municipal de Araranguá, através da Secretaria de Saúde, irá realizar nesta sexta-feira, dia 17, às 11 horas a Inauguração do Centro de Reabilitação Pós-Covid, localizado na rodovia Governador Jorge Lacerda, n° 7198, bairro Jardim das Avenidas.

Este Centro, só foi possível devido ao secretário de Saúde, o médico Henrique Besser, que sentiu a necessidade de um Centro de Reabilitação, em virtude da demanda dos pacientes pós-Covid. Assim como do Legislativo Municipal, que com o Anteprojeto N° 032/2021, autorizou o Poder Executivo criar o serviço de reabilitação.

A sala que será utilizada, foi construída em 2016. Entretanto, estava em desuso e necessitava de uma reforma. Agora, servirá como centro de reabilitação para pacientes com sequelas pós-Covid. Em princípio, os atendimentos serão realizados apenas com uma fisioterapeuta, de segunda a sexta-feira, das 13 às 17 horas.

Segundo Daiane Biff, enfermeira de Planejamento da Secretaria de Saúde, a intenção é ampliar os atendimentos para outras situações.

”Antes da pandemia, tínhamos grupos de caminhada ambientada e terapia em grupo, oferecidas pelos próprios profissionais da saúde. Eram várias ações, e agora estamos podendo retornar”, destaca.

Conforme Simoni Costa Maximiano, fisioterapeuta que irá atender os pacientes, a grande maioria tem queixa de fadiga muscular, dispnéia e cansaço para realizar os pequenos esforços do dia a dia.

”Foi pensado em utilizar a sala da academia da saúde, porque é ampla e tem material que vai ajudar no tratamento dos pacientes. Então, todo o espaço vai nos auxiliar com a melhora dos pacientes”, ressalta.

A fisioterapia é um dos recursos para o tratamento, e com a reabilitação, será feito o acolhimento para entender as necessidades dos pacientes. E contará também, com orientações de exercícios respiratórios.

”Vou receber os pacientes e agendar conforme a necessidade de sessões. Estamos pensando em trabalhar também, com orientações para preparar o dia a dia deles”, destaca.

A fisioterapeuta diz que esta é uma nova fase para a saúde. ”Vou trabalhar com esses pacientes da melhor forma possível, pois esta é uma nova missão e etapa para a saúde, mas que vai trazer muitos benefícios para a comunidade e para o município. Espero que a gente consiga realizar um bom trabalho”, conclui.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.