A Administração Municipal de Araranguá, através da Secretaria de Saúde, irá realizar nesta sexta-feira, dia 17, às 11 horas a Inauguração do Centro de Reabilitação Pós-Covid, localizado na rodovia Governador Jorge Lacerda, n° 7198, bairro Jardim das Avenidas.
Este Centro, só foi possível devido ao secretário de Saúde, o médico Henrique Besser, que sentiu a necessidade de um Centro de Reabilitação, em virtude da demanda dos pacientes pós-Covid. Assim como do Legislativo Municipal, que com o Anteprojeto N° 032/2021, autorizou o Poder Executivo criar o serviço de reabilitação.
A sala que será utilizada, foi construída em 2016. Entretanto, estava em desuso e necessitava de uma reforma. Agora, servirá como centro de reabilitação para pacientes com sequelas pós-Covid. Em princípio, os atendimentos serão realizados apenas com uma fisioterapeuta, de segunda a sexta-feira, das 13 às 17 horas.
Segundo Daiane Biff, enfermeira de Planejamento da Secretaria de Saúde, a intenção é ampliar os atendimentos para outras situações.
”Antes da pandemia, tínhamos grupos de caminhada ambientada e terapia em grupo, oferecidas pelos próprios profissionais da saúde. Eram várias ações, e agora estamos podendo retornar”, destaca.
Conforme Simoni Costa Maximiano, fisioterapeuta que irá atender os pacientes, a grande maioria tem queixa de fadiga muscular, dispnéia e cansaço para realizar os pequenos esforços do dia a dia.
”Foi pensado em utilizar a sala da academia da saúde, porque é ampla e tem material que vai ajudar no tratamento dos pacientes. Então, todo o espaço vai nos auxiliar com a melhora dos pacientes”, ressalta.
A fisioterapia é um dos recursos para o tratamento, e com a reabilitação, será feito o acolhimento para entender as necessidades dos pacientes. E contará também, com orientações de exercícios respiratórios.
”Vou receber os pacientes e agendar conforme a necessidade de sessões. Estamos pensando em trabalhar também, com orientações para preparar o dia a dia deles”, destaca.
A fisioterapeuta diz que esta é uma nova fase para a saúde. ”Vou trabalhar com esses pacientes da melhor forma possível, pois esta é uma nova missão e etapa para a saúde, mas que vai trazer muitos benefícios para a comunidade e para o município. Espero que a gente consiga realizar um bom trabalho”, conclui.