A Secretaria de Saúde de Araranguá, acionou na última semana, a Vigilância Sanitária para atender um caso de infestação de caramujos no bairro Polícia Rodoviária. Ao chegar no local, a equipe constatou que a situação estava descontrolada.
O coordenador do Programa de Controle a Dengue, Telvio Júnior, esteve no local para verificar a situação e fazer a retirada dos moluscos para coleta.
Os caramujos foram encaminhados para o biólogo da Regional de Saúde, Fábio Sabino, e serão apurados pela DIVE/SC, a Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina, para análise, onde será constatado se transmitem ou não algum vírus.
Destacamos que a Vigilância Sanitária não oferece serviço de limpeza e remoção, entretanto realiza orientações aos moradores para os devidos cuidados. Em virtude deste descontrole, a equipe irá fazer a limpeza do local e a Secretária de Obras fará a roça do terreno.
Em área pública a coleta é feita pela Administração Municipal e em terrenos particulares são realizadas pelos próprios moradores.
Conforme a nota técnica n° 30/2022 da Vigilância Sanitária, segue algumas orientações para enfrentamento do avanço destes animais:
”O método de controle por coleta se baseia em recolher os moluscos e ovos, esmagá-los e realizar o descarte em local apropriado, sejam em valas ou descarte em lixo comum, após o correto tratamento dos animais e ovos esmagados.
Para tanto, o profissional responsável precisa se atentar ao uso de EPI, equipamento de proteção individual, em especial luvas e botas de borracha. Alguns outros materiais também são necessários, como pás, baldes ou sacos plásticos para acondicionar os animais coletados”.