Um grupo se reuniu para a limpeza do Rio Araranguá e recolheu aproximadamente cinco toneladas de lixo neste sábado, durante a segunda edição do Projeto Arco-íris, coordenado pela Fama, Samae e Prefeitura de Araranguá
Um mutirão de limpeza no Rio Araranguá recolheu aproximadamente cinco toneladas de lixo neste sábado, dia 14, durante a segunda edição do Projeto Arco-íris. A ação, que iniciou por volta das 8h30min teve como ponto de concentração o Restaurante Paiol, no Balneário Ilhas, prolongando por quatro horas e meia. Além de manter o rio e a mata ciliar limpos, a iniciativa serviu para educar e conscientizar tanto moradores, quanto veranistas sobre o descarte correto dos resíduos. A coleta extraiu das margens do Rio Araranguá objetos inusitados coletados como capacetes de motociclistas, grades, arame farpado, painéis de automóveis, aparelhos televisores e pulverizadores.
“Conscientizar a população sobre o destino correto de resíduos será sempre o melhor caminho. Esta é uma filosofia do Governo Municipal, que nós, enquanto autarquia, dispendemos atenção especial e permanente. Nosso meio ambiente precisa de todo o cuidado possível para que a atual e as próximas gerações vivam em um ambiente sustentável”, destacou o diretor geral do Samae, Jairo do Canto Costa.
Já o diretor superintendente da Fama, Maureci Rodrigues, elogiou a mobilização, enfatizou o apoio e a preocupação do Governo Municipal com relação ao meio ambiente e sua preservação, além de agradecer a presença dos representantes de entidades, cidadãos e lideranças.
Nascido, criado e estabelecido em Balneário Morro dos Conventos, Marcos Pereira da Silva, que é suplente de vereador e servidor do Samae, enalteceu a importância do mutirão de limpeza do Rio Araranguá: “Foi gratificante ver diferentes gerações – inclusive muitas famílias inteiras – unidas pela causa da preservação do meio ambiente”, disse. Ele, que já residiu em países como Inglaterra, Espanha e Portugal, revela que aprendeu a valorizar a rica natureza do seu país de origem e sua terra natal.
Coordenadora do Projeto Samae na Escola, Paula Rezena, afirmou que sente satisfação ao testemunhar a presença de várias crianças e adolescentes na ação. “Os pais, mães e responsáveis que acompanharam seus filhos neste evento concederam um exemplo de cidadania e respeito a natureza”.
O público foi convidado a participar e teve a oportunidade de saber mais sobre a importância do descarte correto de resíduos e como isso contribui para o ecossistema. Durante o evento, o Samae distribuiu 1,5 mil copos de água, barras de cereal e concedeu orientações sobre preservação da natureza, sobretudo dos mananciais hídricos. “Colaborar com a limpeza do Rio Araranguá representa satisfação e privilégio. Esta ação é simples, mas inspiradora e pode conscientizar a população”, disse o carteiro Darci de Cândido Filho, que participou da atividade ao lado da esposa, a técnica em Enfermagem Tatiane, ambos moradores do bairro Vila São José.
Entre as lideranças que prestigiaram o evento, o deputado estadual Tiago Zilli; secretário municipal de Planejamento Indústria e Comércio, Emerson Almeida; secretário municipal de Governo, Alfredo Afrânio Ronconi (que representou o prefeito César Cesa); chefe de gabinete, Karem Suyan Clezar Borges; presidente da Câmara de Araranguá, Luciano Pires, vereadores Paulinho de Souza e José Carlos de Souza Cândido, Zico.
O evento é uma realização da Fama, em parceria com o Samae e Prefeitura de Araranguá, com apoio de diversas entidades e voluntários. A ação contou com apoio de diversas entidades e cidadãos dedicados à preservação da natureza, entre elas estão: Instituto Mix e Apv Seguros, imprensa regional, Defesa Civil, Polícia Militar, Polícia Militar Ambiental, Corpo de Bombeiros, Câmara de Vereadores, Unesc, UFSC, Educamar, Senac, CDL, Sindicont, Lions Clube, Colônia de Pescadores, Pescadores de Caniço, APV, L’eco Náutica, Proa Sul Canoagem, Jet-ski, Caiaques, Surf, Stand up paddle, Praia é o Nosso Pico, Coama, Comtur, Escoteiros Ariringuá e Escuna Capitão dos Ganchos 1.