Rolando Christian Coelho | Cinco grupos já estão formados para 2022

Cenário estadual sugere vários caminhos eleitorais que poderão ser construídos nos próximos meses

Rolando Christian Coelho, 29/04/2022

Cinco grupos já estão formados para 2022

Pelo menos cinco grupos políticos já estão formados para disputar o Governo do Estado, neste ano, em Santa Catarina. O mais natural de todos é o capitaneado pelo governador Carlos Moisés da Silva (Rep), que disputará à reeleição. A segunda candidatura mais natural é a do senador Jorginho Mello (PL), que pretende ser o nome oficial do presidente Jair Bolsonaro (PL), em solo catarinense, na disputa pela governadoria.

A terceira candidatura também natural é a que será bancada pelos partidos de esquerda do Estado. Aconteça o que acontecer, o fato é que haverá pelo menos um grupo coeso, da esquerda, com candidato ao governo, servindo de palanque para a campanha presidencial de Lula da Silva (PT).

Afora estas três candidaturas naturais, e que de fato serão levadas adiante, independentemente de quaisquer outros desdobramentos, temos outros dois projetos bem encaminhados: um pelo ex-prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro (União), e outro pelo prefeito de Jaraguá do Sul, Antídio Lunelli (MDB). Estes dois nomes, no entanto, carecem de muita articulação para viabilizar suas intenções.

Gean está focado em trazer para seu lado o PSD, o Progressistas e o PSDB. Já conseguiu cooptar boa parte do PSD e tem franca conversa com o Progressistas. O PSDB está um pouco mais distante, pois os tucanos também têm outras pretensões bem encaminhadas. De todo modo, Gean só não concorreria ao governo se ficasse sem nenhum parceiro de grande calão, e isto dificilmente acontecerá.

Quem também está na dependência de amarras, para levar seu projeto diante, é Antídio Lunelli. Ainda que seja oficialmente pré-candidato ao governo pelo MDB, com nome homologado em pré-convenção, o ex-prefeito ainda não conta com a unidade de seu partido para levar o projeto adiante.

Hoje, quase que a totalidade dos deputados estaduais, assim como a grande maioria dos prefeitos e vices do partido, estão com o governador Carlos Moisés. Lunelli, no entanto, precisa apenas de um ou dois partidos fortes ao seu lado para enquadrar os desgarrados. Neste sentido, seu foco, é o PSD, o PSDB e o União Brasil.

Afora estes cenários, há várias outras possibilidades, o que inclui uma candidatura de Esperidião Amin (PP) ao governo, um racha na esquerda, com o lançamento de duas candidaturas governamentais, e ainda a sucumbência de Antídio Lunelli, com o MDB fechando questão com Carlos Moisés. Mais improvavelmente, até mesmo o PSDB se aventurando com um candidato ao governo.

Diego Pires acredita que será único candidato a federal da região

Vereador araranguaense Diego Pires, que é pré-candidato a deputado federal pelo PDT, mantém a convicção de que deverá ser o único postulante à Câmara Federal por nossa região. Convém lembrar que, em princípio, tanto o PT quanto o PSB também têm pré-candidatos a federal aqui pelo Extremo Sul catarinense.

Diego aposta, no entanto, que estas legendas não terão disponibilidade de candidaturas à federal para atender todas as regiões do Estado, já que devem priorizar colégios eleitorais maiores. Por conta disto, a região da Amesc não conseguiria emplacar nomes destes outros partidos a federal. Já o PDT teria, pois a intenção da sigla é lançar apenas um candidato a federal e um a estadual para representar a região de Criciúma e a nossa. O candidato a estadual será o já deputado Rodrigo Minotto, que postulará a reeleição.

Balneário Gaivota começa planejamento para os próximos dez anos

Unesc e Sebrae, em consonância com os esforços da Prefeitura Municipal de Balneário Gaivota, lançaram ontem à noite o Plano de Desenvolvimento Socioeconômico do município, iniciativa que almeja planejar o crescimento gaivotense pelos próximos dez anos.

De acordo com o prefeito Kekinha dos Santos (PSDB), seu município está sendo objeto de um grande choque de gestão desde janeiro do ano passado, e o Plano capitaneado pela Unesc e pelo Sabrae ajudarão a nortear, com maior assertividade, os trabalhos e ações que estão sendo, e que serão realizados pela municipalidade.

A afirmação é endossada pelo vice-prefeito Jonatã Coelho, que também aposta no planejamento como o melhor caminho para o crescimento ordenado de Balneário Gaivota.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.