Samae de Araranguá recebe estudantes nas estações tratamento de água e do esgoto

Na última semana, estudantes da turma de 2º ano da Escola Sesc Araranguá e do CRiar Sesc participaram de uma atividade pedagógica multidisciplinar, que possibilitou trocar, por instantes, as salas de aula pela visita ao Samae, o Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto.

Orientados pelas professoras e recepcionados pelo operador de ETA, Gilvanir Trento Tristão, pela técnica em saneamento ambiental, Bruna Inácio Nazário, e pela química Fernanda Fernandes, os jovens receberam informações, esclareceram dúvidas e expandiram conhecimentos. “Esta interação com a classe escolar já é tradicional, porém em consequência da pandemia houve uma suspensão das atividades. Agora, no entanto, de maneira gradual, este projeto está retornando, o que é motivo de alegria para instrutores, estudantes e professores”, destaca Fernanda Fernandes.

Além de conferirem de que forma funciona a Estação de Tratamento de Água do Belinzoni e a Estação de Tratamento de Esgoto do bairro Urussanguinha, os estudantes receberam orientações referentes à importância da água, da preservação do meio ambiente e da ímpar natureza existente em Araranguá. Eles também receberam cartilhas educativas impressas, bem como copos de água de 200 ml cada, que são envasados pelo Samae. “Um dos temas apresentados alertou que os esgotos não coletados são destinados a fossas rudimentares ou negras, a redes de águas pluviais ou sarjetas, diretamente no solo ou em corpos d’água, o que acaba contaminando rios, mares e reservas de água subterrânea. Assim, é importante providenciar – onde a estrutura estiver disponibilizada –  a ligação das residências, empresas, indústrias ou estabelecimentos comerciais na rede de esgoto. Todos podemos contribuir para a proteção das matas ciliares, a limpeza dos rios, o retorno dos animais aos seus habitats naturais e o equilíbrio dos ecossistemas”, observou.

A visita dos estudantes as ETA’s e ETE’s integra o Projeto Samae na Escola, desenvolvido com sucesso pela autarquia desde 2014 e que atualmente tem a coordenação de Paula Rezena.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.