ROLANDO CHRISTIAN COELHO | Três vereadores de Araranguá de olho em 2022

Vereador Jorginho, de Araranguá, pode deixar Progressistas e se filiar ao Democratas para ser candidato a deputado estadual

Rolando Christian Coelho, 13/08/2021

Três vereadores de Araranguá de olho em 2022

Vereador araranguaense Jorge Luiz Pereira, o Jorginho (PP) está sendo cada vez mais cotado, dentro do Democratas de nossa região, para ser candidato a deputado estadual ano que vem.

O partido também vinha vislumbrando a possibilidade de ter Ricardo Ghellere como candidato a estadual, mas as conversações neste sentido esfriaram bastante. Jorginho, no entanto, tem um sério problema a resolver, já que é filiado ao Progressistas.

Caso ele deixe o partido para se filiar ao Democratas, poderá perder o mandato por infidelidade partidária. Em princípio, o parlamentar municipal parece disposto a correr o risco.

É interessante observar que do legislativo araranguaense ainda poderão derivar outras duas candidaturas. Uma do presidente da Câmara Municipal, Diego Rosa Pires (PDT), a deputado federal, e outra do vice-presidente, Jair Anastácio (PT), a deputado estadual. A candidatura de Diego, em princípio, parece definida.

Já a candidatura de Jair, ainda que propalada, poderá ceder espaço a um novo embate patrocinado pela suplente de vereador Sayonara Araújo (PT), que em 2018 já disputou a Assembleia Legislativa pelo PT de nossa região. Já o também suplente de vereador petista, Ozair Banha da Silva, almeja disputar a Câmara Federal, a exemplo de Diego Pires.

Gaivota irá comemorar bicentenário de Anita Garibaldi

Secretário de Cultura de Balneário Gaivota, João Jacques, o João Surdina, está capitaneando, em princípio, o único evento de nossa região em homenagem aos 200 anos de nascimento da heroína catarinense Anita Garibaldi.

Nos dias 28 e 29 de agosto, a Secretaria de Cultura de Gaivota, a pedido do prefeito Kekinha dos Santos (PSDB), irá realizar o 1º Encontro de Anitas, evento que objetiva reunir cerca de 120 mulheres para comemorar a data.

De acordo com o secretário, serão realizadas apresentações artísticas, palestras e uma série de outras atividades focadas na heroína catarinense Anita Garibaldi, cujo bicentenário de nascimento será comemorado oficialmente no dia 30 de agosto. Uma excelente iniciativa a ser seguida.

Wolnei Weber quer normatizar liberação de eventos

Deputado estadual Wolnei Weber (MDB), acompanhado do chefe de gabinete Rodrigo Pavei, manteve encontro com o empresário José Pereira, o Zé da Aspekto, ontem, em Araranguá, para discutir medidas oficiais que possam ser adotadas para a retomada da normalidade do setor de eventos.

O empresário é um dos principais promotores de eventos do Sul do Estado, setor francamente prejudicado por conta da pandemia de Covid-19. De acordo com ele “se houver uma integração entre os setores reguladores de atividades com aglomeração, como Corpo de Bombeiros, Policia Militar, Polícia Civil e Vigilância Sanitária, é possível se promover as adequações necessárias para a volta das atividades do setor”.

O parlamentar, por sua vez, se comprometeu em levantar este debate na Assembleia Legislativa.

Eduardo Moreira entra no governo de Carlos Moisés

Depois de oito meses de negociações, governador Carlos Moisés da Silva oficializou indicação do ex-governador Eduardo Moreira (MDB) para uma das diretorias do BRDE, o Banco Regional do Desenvolvimento do Extremo Sul.

Quem vinha fugindo da indicação era Moreira, que não via com bons olhos uma aproximação de seu partido com o governador. Como o governo, neste momento, está cheio de emedebistas, Moreira entrou no barco, o que é um indicativo que o partido poderá ser a tábua de salvação para Carlos Moisés ano que vem, em seu projeto de reeleição.

As obstruções internas, por óbvio, não são pequenas, já que o que não falta no MDB é candidato a governador. Carlos Moisés, no entanto, ganhou um aliado de peso em seu projeto.

Moreira não deverá ir a estadual, beneficiando Tiago Zilli

Com a ida de Eduardo Moreira para o BRDE, fica praticamente descartada a possibilidade dele disputar a Assembleia Legislativa ano que vem, como já havia anunciado.

Se Moreira entrou no governo a convite do governador Carlos Moisés foi porque quer ajudar a construir um projeto maior para seu partido, assumindo, neste sentido, o papel de articulador, e não de colaborador, meramente como candidato a estadual. Para o ex-prefeito de Turvo, Tiago Zilli (MDB), que irá disputar a Assembleia Legislativa por nossa região, o cenário não poderia ter ficado melhor.

Se Moreira mantivesse seu projeto de disputar o parlamento catarinense, fatalmente Zilli perderia preciosos votos aqui no Extremo Sul, e ainda sofreria restrições de entrada na região de Criciúma.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.