Prefeituras da Região definem ações para casos de emergências climáticas

Registro da margem do rio na Travessa Três, em Praia Grande

Prefeituras da Região reuniram suas Secretarias e Defesa Civil e traçaram ações para casos de emergências relacionadas ao ciclone extratropical que já chegou na Região. Até o final desta edição nenhum evento grave foi registrado

 

Região

Em Balneário Gaivota a preocupação com a segurança dos moradores em relação à passagem de um ciclone, com previsão de chuvas fortes e ventos acima de 70 km/h levou o prefeito em exercício, Jonatã Coelho dos Santos, a se reunir na manhã desta quinta-feira, dia 15, com todos os secretários municipais e coordenador da Defesa Civil, para definir ações em casos de emergência que possam surgir.

“A preocupação é iminente, estamos em contato com os órgãos estaduais para monitorar as condições do tempo a todo instante. Sabemos que a chuva e vento forte são agravantes em nossa área litorânea e por isso a Defesa Civil, Secretaria de Obras, Social, Saúde, junto com as demais secretarias e órgãos estão preparados para auxiliar as pessoas que venham a necessitar de ajuda”, afirma o prefeito.

A população deve evitar nestes próximos dias, se possível, sair de casa, evitar de ficar próximo a postes e árvores, córregos e cursos de agua, evitar a navegação. Muito cuidado com crianças e idosos.

Os agricultores também devem estar alertas a possíveis danos em suas plantações.

Em casos de emergência chame a Defesa Civil.

Defesa Civil Municipal: 48-99610-7413 Defesa Civil Estadual: 1994

Prefeito em exercício, secretários e Defesa Civil se reuniram na manhã desta quinta-feira, para definir ações emergenciais

Sombrio

Em Sombrio, a Prefeitura Municipal já havia desde quarta-feira, dia 14, montado uma equipe para casos de emergências relacionadas às intempéries climáticas. No entanto, até o final desta edição, foram registrados apenas alguns pontos de alagamento. Ainda, segundo a assessoria de imprensa do Município, as aulas se mantém normalmente. Os alunos que não puderem comparecer em decorrência das chuvas não serão prejudicados nem perderão conteúdo. A Escola Alda Santos de Vargas suspendeu as aulas devido à reforma, que destelhou o andar superior, causando infiltração.

No bairro São Luiz, em Sombrio, uma lâmina de água tomou a estrada, dificultando o trânsito

Araranguá

Em Araranguá, a Defesa Civil enviou alerta por conta dos eventos climáticos que atingem a Região. Até o final desta edição, Araranguá não registrava pontos de deslizamento ou inundações. “Entretanto, em caso de emergência ligue 193 ou 199”, diz o alerta.

A equipe da Administração Municipal de Araranguá, realizou na tarde de quinta-feira, uma reunião para a elaboração do plano de contingência, que serviu para orientar a equipe quanto aos possíveis cenários de riscos.

O Departamento de Trânsito de Araranguá comunicou que a balsa estava, desde a tarde de quinta-feira, sem condições seguras para realizar a travessia. Desta forma, foi paralisada.

Registro do rio na rua Coronel Apolinário Pereira, na Vila São José, em Araranguá

Arroio do Silva

A assessoria de Imprensa da Prefeitura de Arroio do Silva informou que a equipe da Prefeitura e da Defesa Civil está em alerta. “A Defesa Civil está nas ruas monitorando. Por ora, sem ocorrências”, declarou.

 

Maracajá

Em Maracajá estão mantidos todos os serviços, inclusive as aulas. “Defesa Civil Municipal está nas ruas, juntamente com o pessoal da limpeza urbana e Departamento de Agricultura. Estão monitorando os pontos já conhecidos por alagarem, principalmente nas proximidades do rio”, informou a assessoria de imprensa da Prefeitura.

Praia Grande

A Prefeitura de Praia Grande, através da Secretaria de Educação informou que, devido ao alto índice de chuva emitido pela Defesa Civil de Santa Catarina na quinta-feira, com possíveis riscos de alagamento ou desmoronamento, as aulas na rede municipal estão suspensas nesta sexta-feira, dia 16.

 

Turvo

Na tarde de quinta-feira, a Defesa Civil de Turvo enviou nota, por meio da assessoria de imprensa do Município, comunicando que a situação no Município está controlada. “O rio segue dentro de seu leito, mas a equipe da Defesa Civil e Secretaria de Agricultura estão acompanhando a situação nos mais diversos pontos de Turvo”, informou.

São João do Sul

Em São Joao do Sul, a Defesa Civil enviou alerta de fortes chuvas, especialmente na madrugada desta sexta-feira, dia 16. No município também foram suspensas, desde a noite de quinta-feira, as aulas da rede municipal e estadual de ensino.

Morro Grande

Em Morro Grande, até o final da tarde desta quinta-feira, dia 15, o rio Manoel Alves havia enchido um pouco além do habitual, mas sem transtorno humano ou material. A informação foi repassada pelo prefeito do Município, Clélio Daniel Olivo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.