Workshop: Integrantes do setor produtivo debatem futuro das cidades da região

As atividades do Plano de Desenvolvimento Socioeconômico na região da Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense (Amesc) seguem a todo vapor. Após os lançamentos realizados em cada uma das 15 cidades que compõem a região, a programação segue com dois workshops, sendo o primeiro com toda a comunidade e o segundo voltado para integrantes do setor produtivo. Ideias, projeções, potencialidades e sonhos, visando estratégias de crescimento para a cidade, fazem parte da programação.

Dos 15 municípios, 12 já realizaram o lançamento do plano. Em relação ao primeiro workshop, 10 cidades já participaram, e a cidade de Araranguá fez o segundo Workshop na manhã desta quarta-feira (08/06). “O primeiro Workshop é a etapa de escuta, depois teremos mais um encontro de forma presencial para definir ações, estratégicas e metas com o setor produtivo. Após todos esses trâmites é que o planejamento é entregue para cada cidade. A previsão é que seja concluído até o final do ano. É um processo muito importante e que é imprescindível a participação popular. É um grande projeto futuro, um projeto para 2033”, comentou a coordenadora do Observatório da Unesc, Melissa Watanabe, que mediou o segundo workshop de Araranguá.

Segundo ela, a equipe é muito capacitada e unida em prol da produção de todo esse material. “O facilitador Igor Drudi, que é referência nacional em Inovação, especialista em design experiencial e mestre em desenvolvimento socioeconômico também participa das atividades”, enfatizou.

Melissa explica que todas as informações levantadas serão definidas por ações para que o planejamento seja exequível. A ação é da Unesc, em parceria com o Sebrae/SC, Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense (Amesc) e Governos Municipais.

Lançamentos

Até o momento, 11 municípios já realizaram o lançamento do plano: Araranguá, Balneário Arroio do Silva, Sombrio, Balneário Gaivota, Timbé do Sul, Meleiro, Morro Grande, Turvo, Jacinto Machado, Santa Rosa do Sul e Passo de Torres.

Workshop

Já em relação ao Workshop, 10 já participaram: Jacinto Machado, Timbé do Sul, Balneário Gaivota, Meleiro, Arroio do Silva, Araranguá, Sombrio, Morro Grande, Turvo e São João do Sul.

Segundo Workshop

A cidade de Araranguá já fez a segunda etapa do workshop.

Os passos até a conclusão dos Planos de Desenvolvimento Socioeconômico dos Municípios da Amesc:

1º – Evento de lançamento, quando Unesc, Sebrae/SC e Amesc convidam a população de cada uma das 15 cidades a participar da elaboração do Plano. No mesmo dia, é lançada a consulta pública online, onde todo e qualquer cidadão pode contribuir.

2º – Após serem provocados a pensar o município para daqui a dez anos, a população participa de um workshop online, momento em que pode apresentar as suas ideias e sonhos, visando melhorias para a cidade onde habitam;

3º – Em um segundo workshop, serão ouvidos integrantes do setor produtivo para debater sob o ponto de vista da geração de oportunidades de emprego e renda;

4º – Após estas etapas, a Unesc, o Sebrae/SC e a Amesc farão a entrega do documento em novembro deste ano.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.