Dez servidores do Samae tiveram uma manhã diferente, na última sexta-feira, dia 14. Eles se reuniram no estacionamento da unidade administrativa da autarquia e foram doar sangue no Hemosc de Criciúma.
Jerusa Silveira Serafim, assessora do RH, foi quem teve a inciativa de convidar os colegas. “Na correria do dia a dia, é difícil alguém parar o que está fazendo para ir doar sangue. Por isso, resolvemos mobilizar os servidores para que todos pudessem vir juntos para fazer a doação. Esse é um gesto tão simples e que é ao mesmo tempo tão importante que nós não podemos deixar de fazê-lo. Nossa ideia é doar sangue de tempos em tempos”. Uma nova turma de voluntários doadores de sangue já está sendo organizada para o mês de novembro. Também colaboraram com doações, Arnaldo Fernandes, Paula Rezena, Denise Maciel de Souza, Gilliard Fernandes, Simon Marcos Ferreira, Fabricio Savi, Michele Ungaratti Broilo, Marcos Elias e João Pedro. O deslocamento foi feito no veículo do Hemosc.
Doar sangue é um ato voluntário, de consciência, seguro e altruísta. Que salva vidas e ainda contribui para o bem-estar de quem necessita de transfusões regulares ou passa por tratamento de alguma comorbidade. Isso porque não há substituto para o sangue. Em casos extremos de falta de estoque adequado, as intervenções médicas ou cirúrgicas podem inclusive ser canceladas.
Para doar sangue ou se cadastrar como doador de medula óssea é preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50kg, estar alimentado e em boas condições de saúde. Para fazer a doação, basta levar um documento com foto até o Hemosc de Criciúma. É possível fazer a doação de segunda a sexta, das 7h30min às 18h30min. O Hemosc de Criciúma também abre no primeiro sábado do mês das 8 às 12 horas.