Saúde de Santa Rosa quer zerar filas de exames até o fim do ano

Unidade Central de Saúde conta com clínicos gerais, médico pediatra, especialista em Saúde Mental, e ginecologista e obstetra

Segundo a secretária de Saúde, Fernanda Casagrande Velho Mattioli, até o final do ano, a intenção é zerar as filas de espera por consultas com especialistas e por exames em Santa Rosa do Sul.

A Secretaria de Saúde de Santa Rosa do Sul tem no comando a fisioterapeuta e funcionária de carreira da Prefeitura há 15 anos, Fernanda Casagrande Velho Mattioli. Ela conta que, desde o dia 5 de já janeiro, todas as Unidades de Saúde têm suas equipes de ESF, Estratégia Saúde da Família, com o quadro completo de funcionários.

Para a Unidade Central de Saúde foram contratados, além dos clínicos gerais, médico pediatra, especialista em Saúde Mental, e ginecologista e obstetra.

“O posto de saúde Central vem passando por reformas estruturais para a adaptação dos novos ideais  dessa nova gestão. A humanização dos ambientes está por todos os lugares”, disse a secretária, complementando que ainda a muito por fazer, visto que a unidade não apresentava essa característica.

Segundo a secretária, os atendimentos estão sendo mais humanizados e Unidade Central apresenta um centro de triagem para Covid, que funciona de segunda a sexta. São realizados todos os tipos de exames para diagnosticar o vírus.

Atualmente foram investidos R$ 120 mil, em compras de medicamentos para a farmácia pública, que tem um gasto mensal em torno de R$ 40 mil. “Havia uma grande necessidade na aplicação deste valor na farmácia, pois, desde que assumimos, não conseguimos organizar a distribuição de medicamentos, visto ao estado em que encontramos  a farmácia”, conta a secretária.

“Também investimos em exames e consultas com especialistas. Muitos pacientes esperavam exames e consultas com especialistas desde 2018. Algumas filas de espera por exames e consultas com especialistas médicas já foram sanadas. A meta é até o fim desse ano zerar todas as filas”, afirmou Fernanda.

“A saúde que pretendemos fazer é de forma preventiva, educativa com orientações e suprir as necessidades dos pacientes. A vacinação contra a Covid vem sendo referência em todo Sul do estado”, disse a secretária.

De acordo com Fernanda, a equipe de agentes comunitárias está toda completa e recebendo o piso nacional referente à profissão. O prefeito Almides da Rosa, juntamente com a secretária, vem trabalhando muito para melhorar a Saúde em Santa Rosa do Sul.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.