Samae comemora 53 anos de história em Araranguá

O Samae, Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto, completou, no último sábado, dia 26, 53 anos de fundação. A autarquia percorreu um longo caminho até conquistar solidez como instituição pública a serviço da população. Entre suas atribuições – que são essenciais e refletem diretamente sobre a saúde pública e qualidade de vida das pessoas – destaca-se o fornecimento de água tratada, o harmonioso convívio com a natureza e a viabilização da rede de esgotamento sanitário.

A criação do Samae ocorreu em 26 de fevereiro de 1969, durante a gestão do saudoso prefeito Osmar Nunes (1937-2021), que administrou o município entre 1966 e 1970. Depois disso os investimentos intensificaram-se nas direções e gestões posteriores.

Em relato publicado pela historiadora Michelini Vargas de Matos Rocha, o ex-prefeito Gercino Pasquali – que governou o município entre 1970 e 1973 – afirma que: ‘A água foi um desafio. Pagamos todo o financiamento que tínhamos no BID e liberamos, então, o Ministério da Saúde fez um convênio com a Prefeitura de Araranguá e foram abertos 8, 10 postos com 80 metros de profundidade, de onde saía a água. E foi assim que tomamos a iniciativa de colocar água para Araranguá. Também colocamos água para o bairro Barranca, que era uma tristeza.’ Ele comandava o município na época de implantação da autarquia.

 

Gratidão aos servidores

O atual diretor geral do Samae, Jairo do Canto Costa, Jairinho salienta a honra e o compromisso em comandar a autarquia: ‘O Samae consolidou-se muito ao empenho dos servidores que literalmente vestiram (vestem) a camiseta. Enfim, eles são a mola propulsora deste verdadeira engrenagem, que inclui fatores como constante investimento na capacitação e aperfeiçoamento profissional; aquisição e manutenção de maquinários e equipamentos; revitalização e ampliação da estrutura.’

Samae 24 horas

Jairo enfatiza que, a autarquia fornece água potável e tratada de qualidade, mas para chegar a este resultado existe a junção de várias atividades. ‘O SAMAE trabalha 24 horas por dia. Além da área administrativa, atendimento, departamentos de Engenharia e Esgoto Sanitário, Almoxarifado, Setor de Compras, setor comercial, Contabilidade e plantão de serviços, as ETAs, Estações de Tratamento de Água, e ETEs, Estações de Tratamento de Esgoto, estão em permanente operação’.

Projeto da ETA Lagoa do Caverá

O diretor comenta que, o Samae tem orgulho do passado de lutas, trabalha no presente, mas também planeja o futuro: ‘Adquirimos uma área de terra de 4 hectares visando futuramente implantar na comunidade de Lagoa do Caverá mais uma ETA. Testes realizados demonstraram a elevada qualidade da água daquele manancial’, disse.

Mananciais naturais

Já o prefeito municipal, Cesar Cesa destaca que o Samae integra capítulos importantes da história de Araranguá. Ele lembrou que a cidade é privilegiada em mananciais naturais de água: ‘Enquanto vários municípios e estados defrontam-se coma escassez deste precioso líquido, em nosso município estamos atendendo a necessidade. Isto é positivo e precisa ser preservado. Pensando no futuro, a gestão da autarquia já adquiriu um terreno em local estratégico na Lagoa do Caverá e está desenvolvendo estudos analisando a construção de mais uma ETA naquela comunidade’, observou.

Hoje, o Samae de Araranguá possui cinco ETA’s: Balneário Morro dos Conventos, imediações do Açude Belinzoni, Distrito Hercílio Luz, Espigão da Pedra e Lagoa da Serra. A autarquia também administra duas ETE’s: no Parque Alvorada e no bairro Urussanguinha (rua Albino Pereira de Souza).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.