Rolando Christian Coelho, 16/03/2022
Jorge Boeira confirma filiação no PDT
Ex-deputado federal araranguaense, Jorge Boeira, confirmou sua filiação no PDT, ontem, ocasião em que se colocou à disposição do partido para a disputa majoritária deste ano.
O anúncio da futura filiação de Boeira foi acompanhando, em Florianópolis, pelo presidente estadual da sigla, Manoel Dias, como também pelo vice-presidente do partido, o deputado estadual Rodrigo Minotto, além de diversas outras lideranças brizolistas. A filiação propriamente dita ainda não foi marcada.
A disposição de Boeira para 2022, no entanto, não é condicional. De acordo com ele, “mais importante do que qualquer projeto pessoal é a necessidade que a esquerda catarinense tem de construir um projeto conjunto para disputar as eleições deste ano”.
O ex-deputado nunca escondeu seu desejo de concorrer ao Governo do Estado, vice governadoria, ou ao Senado Federal. Todavia, ressalta que apoiará o projeto que a esquerda catarinense tiver, independentemente de sua participação como candidato.
Em princípio, nos bastidores da política, o nome de Jorge Boeira é cotado para concorrer como candidato a vice-governador, tanto de Dário Berger, que deverá deixar o MDB e se filiar ao PSB, como também de Décio Lima (PT). As tratativas neste sentido, no entanto, estão apenas na fase inicial.
Com estes, e outros encaminhamentos já tomados, a esquerda catarinense, agora, tem dois caminhos: se manter unida através dos quase dez partidos que a compõe, ou se dividir e disputar o comando do Estado em dois, três, ou até quatro grupos. A união seria uma aposta na presença da esquerda no segundo turno da eleição estadual.
Já a divisão seria uma aposta maior no projeto federal, na medida em que a base de apoio à candidatura do ex-presidente Lula da Silva (PT) aumentaria significativamente, através de múltiplas candidaturas ao governo bancadas por partidos de esquerda.
Jonatã assume por 14 dias comando em Gaivota
Vice-prefeito de Balneário Gaivota, Jonatã Coelho, eleito pelo PSL em 2020, assumiu ontem, interinamente, o comando do executivo municipal por 14 dias, no lugar do titular da pasta, o prefeito Kekinha dos Santos (PSDB). A licença do prefeito foi motivada para tratamento de saúde.
De acordo com Jonatã, seus trabalhos estarão focados na continuidade das obras e ações que vêm sendo realizadas pela municipalidade, que, conforme ele, têm sido extremamente exitosa. “Eu e o Kekinha estamos cada vez mais unidos e imbuídos do desejo de transformar Balneário Gaivota.
Os primeiros passos de nossa gestão provam que estamos no caminho certo”, comentou o prefeito em exercício, que, no que diz respeito a questão político partidária, deverá se filiar ao Republicanos, do governador Carlos Moisés da Silva.
Márcio Búrigo articula saída do PL
Ex-prefeito de Criciúma, Márcio Búrigo, passou o dia de ontem ligando para correligionários de todo o Sul do Estado. Em princípio, já tomou a decisão de sair do PL, de Jorginho Mello, e se filiar ao União Brasil, de Gean Loureiro, ou ao Republicanos, do governador Carlos Moisés, com o objetivo de disputar a Assembleia Legislativa.
Márcio ficou descontente com a entrada do deputado estadual criciumense Jessé Lopes no PL, para disputar a reeleição. Queria concorrer sozinho pelo partido, representando a região carbonífera e o Extremo Sul. Jorginho está tentando convencê-lo a permanecer no PL.
Ele, por sua vez, está tentando convencer os correligionários de Jorginho a manter o apoio a sua candidatura à Assembleia, mesmo em outro partido. O fato é que, nenhuma coisa, nem outra, ocorrerá.
Antídio e Gean Loureiro começam a conversar sobre 2022
No embalo das discussões em nível nacional, para a criação de uma federação partidária entre MDB, PSDB e União Brasil, o prefeito de Jaraguá do Sul, Antídio Lunelli, que é pré-candidato ao Governo do Estado pelo MDB, se reuniu ontem com o prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro, que é pré-candidato ao governo pelo União Brasil, para tratar do tema.
Muito antes da propalada federação entre as três siglas, Antídio e Gean já vinham mantendo conversações para a composição de uma majoritária única entre seus partidos. Conversas estas acompanhadas por lideranças do PSDB do Norte do Estado.
Num primeiro alinhavo, as tratativas convergiam para uma candidatura de Antídio ao governo, com Gean disputando como vice-governador, e a vaga de candidato ao Senado sendo cedida ao PSDB.
Narciso Parisotto deve deixar o PSC
Presidente do PSC catarinense, ex-deputado estadual Narciso Parisotto deverá trocar a legenda. Ele tem conversado com várias siglas, a exemplo do Republicanos.
Em princípio, Parisotto não está mais em sintonia com o PSC nacional, e vinha se mantendo no comando do partido em nível estadual porque nutria a expectativa de receber a filiação do governador Carlos Moisés da Silva, que acabou migrando para o Republicanos.
Parisotto almeja disputar a Assembleia Legislativa neste ano e, para isto, sabe que precisará de uma legenda mais estruturada em nível estadual, por conta da impossibilidade de coligações proporcionais. O coordenador regional do PSC, empresário sombriense Jâneo Margutte, ressalta desconhecer tais tratativas, e diz que, em princípio, tudo fica como está.