Rolando Christian Coelho | Dário pode obstruir planos de Boeira

Descontente com o MDB, senador pode migrar para o PSB para disputar o Governo do Estado

Rolando Christian Coelho, 09/12/2021

Dário pode obstruir planos de Boeira

Senador Dário Berger não tem poupado críticas ao MDB, seu partido, no que diz respeito à condução dos trabalhos internos para a escolha de seu candidato ao Governo do Estado ano que vem.

Em linhas gerais, Dário tem se sentido preterido dentro do partido, e está convicto que a cúpula da legenda não o quer como candidato ao governo. Em meio ao imbróglio, ele ressalta que o PSB estaria disposto a apoiá-lo como candidato a governador, candidatura esta alicerçada por uma coligação de esquerda.

Vale lembrar que Dário Berger possui uma amizade pessoal de longa data com o presidente estadual do PSB, o ex-deputado federal Cláudio Vignatti, que, enquanto parlamentar, era filiado ao PT.

Uma possível candidatura de Dário Berger ao governo catarinense pelo PSB atinge em cheio os planos do ex-deputado federal araranguaense Jorge Boeira, que também está em negociação com o partido para disputar o mesmo cargo em 2022. Boeira ainda está filiado ao Progressistas, mas de malas prontas para se filiar ao PSB.

Caso Dário de fato se filie ao PSB, dentro de um acordo de esquerda para disputar o governo estadual, nada impede que Boeira migre para outra legenda também de esquerda para compor a majoritária, disputando a vaga de vice, ou mesmo o Senado Federal.

Ele também poderia propor uma convenção dos partidos deste grupo para a escolha do candidato ao governo que os representaria. Neste caso, teria que bater chapa com Dário Berger.

TCE aprova contas de 2020 do ex-prefeito Zênio Cardoso

Tribunal de Contas do Estado emitiu parecer pela aprovação das contas do ex-prefeito de Sombrio, Zênio Cardoso (MDB), relativas ao ano de 2020. Basicamente, o parecer endossa a tese que a gestão de Zênio naquele ano não apresentou problemas de ordem administrativa ou financeira.

O ex-prefeito comemorou duplamente a aprovação, pois justamente no ano passado uma ação da Polícia Federal, às vésperas da eleição municipal, gerou uma série de suspeitas quanto a lisura dos processos de compra de material ligado a saúde, para combate a Covid-19. “Nossa tese de que estava tudo correto está confirmada, tanto que o TCE aprovou as contas daquele ano”, ressalta Zênio.

Ministro do STF valida federações partidárias para 2022

Ministro do Supremo Tribunal Federal, Luis Roberto Barroso, validou, ontem, lei do Congresso Nacional que criou as federações partidárias. A federação permite com que dois ou mais partidos se unam para disputar as eleições, como se estivessem em uma coligação. No entanto, esta aliança precisa se dar de forma verticalizada, pelos quatro anos seguintes, em nível federal, estadual e municipal.

Se, por exemplo, PL, PP e Republicanos compuserem uma federação para disputar a eleição nacional do ano que vem, em todos os Estados esta aliança terá que ser reeditada, e isto também terá que valer para as eleições municipais de 2024.

O partido que quiser pular fora, além de outras sanções, de cara já perde o fundo partidário. A decisão de Barroso precisa, ainda, ser ratificada pelo pleno do STF.

Carlos Moisés virá amanhã a Balneário Arroio do Silva

Governador Carlos Moisés da Silva virá amanhã a Balneário Arroio do Silva para a assinatura da ordem de serviço que dará início a primeira etapa da pavimentação asfáltica do Acesso Sul do município, que liga a BR 101 até a Praia da Caçamba. Ato seguinte ele fará a abertura do programa destinado a realizar a segunda etapa da obra.

A primeira etapa poderá ser iniciada ainda este ano. A segunda etapa deve começar em meados do ano que vem. Logo em seguida a estes atos, o governador irá receber o título de Cidadão Honorário de Balneário Arroio do Silva, na Câmara de Vereadores. A honraria foi articulada pelo prefeito Evandro Scaini.

PP de Sombrio realiza confraternização no próximo sábado

Progressistas de Sombrio realizará almoço de confraternização, para encerramento de suas atividades neste ano, no sábado, no bairro Furnas. Sob o comando do ex-vereador Nano Freitas, a legenda, em nível local, está totalmente fechada com o projeto de reeleição do deputado estadual José Milton Scheffer (PP), e a espera das orientações para se posicionar em relação as demais vagas a serem disputadas em 2022.

O pleito do ano que vem também servirá para esquentar os motores da sigla para 2024, quando deverá, novamente, ser o principal partido de oposição a atual gestão municipal, comandada pelo MDB. Em princípio, o vereador Peri Soares, e o bioquímico Cristian Rosa, que disputou o comando da prefeitura no pleito de 2020, são os nomes da sigla para o novo embate municipal.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.