Rolando Christian Coelho – 30/12/2022 – A partir de segunda, novos governos estarão aí

A partir de segunda-feira novos governos estarão instalados no país e nos Estados da federação. Em Santa Catarina a única reivindicação é a de que a gestão estadual não desacelere seus trabalhos. Os bons índices econômicos do Estado colaboram para a sensação de que é preciso apenas levar “a coisa” adiante. Tudo o que precisa ser feito já é sabido. Sendo assim, basta fazer, pois, como restou provado pelo atual governador Carlos Moisés da Silva (Rep), dinheiro existe. É claro que há questões bastante complexas a serem resolvidas, a exemplo da herança dos precatórios do ex-governador Paulo Afonso Vieira, de questões ligadas a previdência estadual, e pontualmente das demandas ligadas ao setor rodoviário catarinense. Nada, no entanto, que não possa ser equacionado.
Em nível federal, a preocupação é maior. Há o temor de que as malfadadas práticas promovidas pelas gestões do PT possam ser revividas. A volta do exagerado toma lá, da cá, que quase afundou o país, ainda é um fantasma. A expectativa é a de que o PT tenha aprendido com os erros, e busque governar com base nos princípios republicanos, promovendo os acertos necessários para ter estabilidade política sem extrapolar os princípios básicos da moralidade.
A bem da verdade, se não agir assim, o futuro presidente Lula da Silva (PT) não terminará seu mandato. Todo mundo sabe disto, e é isto que dá certa garantia de que os exageros não voltarão à tona. Pelo menos esta é a esperança.
Aproveito o ensejo para ressaltar que no mês de janeiro não escreverei esta coluna, voltando com ela no dia 1º de fevereiro. A todos, um Feliz Ano Novo, repleto de paz, prosperidade e realizações.

 

Soratto é confirmado na Secretaria da Casa Civil

Notícia que já havia sido vazada pela imprensa, o que incluiu esta coluna, foi confirmada ontem. O deputado estadual eleito Estener Soratto Júnior (PP) será o futuro Secretário da Casa Civil do Governo do Estado, atuando diretamente com o gabinete do governador Jorginho Mello (PL). Com isto, o primeiro suplente de deputado estadual do Progressistas, Pedro de Assis Silvestre, é quem assumirá a Assembleia Legislativa na vaga de Soratto, em fevereiro. Pedrão, como é popularmente conhecido, foi eleito vereador de Florianópolis em 2016, e em 2020 concorreu à prefeitura da Capital pelo PL, de Jorginho Mello, mas depois deixou o partido para ingressar no Progressistas e disputar a Assembleia Legislativa neste ano. A saída do PL foi considerada uma traição política, à época. Pelo visto, o fato é tido como águas passadas, já que Jorginho Mello, em pessoa, ao nomear Estener Soratto para a Casa Civil, da de graça um mandato de deputado para seu ex-correligionário.

Chiodini na Infraestrutura é uma das opções de Jorginho

Em época de composição de governo, se especula de tudo, e as conjecturas não param. Uma delas da conta que o governador Jorginho Mello (PL) poderia convidar o deputado federal reeleito Carlos Chiodini (MDB) para ser o futuro Secretário de Estado da Infraestrutura. Com isto, o atual deputado estadual Luiz Fernando Vampiro, que ficou na primeira suplência do MDB na disputa pela Câmara Federal, assumiria o Congresso Nacional no lugar de Chiodini. Convém ressaltar que Vampiro é ligado ao ex-governador Eduardo Pinho Moreira (MDB), o que poderia ligar este grupo político do MDB a Jorginho. Afora isto, sempre é bom lembrar que Chiodini é o atual presidente do MDB de Santa Catarina, com forte influência sobre a bancada do partido na Assembleia Legislativa. Mesma bancada que Jorginho está de olho para assegurar sua estabilidade política junto ao parlamento estadual. Fechado com o MDB, e já seguro dos votos do PL e do Progressista, Jorginho precisaria de muito pouco para ter paz política em seu mandato.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.