Rolando Christian Coelho | 30/05/2023 | Prefeito de Ermo deixa o MDB e vai para o PL

Prefeito de Ermo, Paulo Della Vechia, deixou o MDB depois de 24 anos de filiação e ingressou no PL, do governador Jorginho Mello. A assinatura da ficha de filiação aconteceu ontem, às 18h, em Florianópolis, na sede do PL catarinense.
Desde o início do ano Paulinho vinha prospectando esta possibilidade e sua decisão já estava tomada há algumas semanas, mas primeiro ele queria conversar com lideranças municipais, regionais e estaduais do MDB, partido em que iniciou sua militância política, aos 19 anos. “Eu amadureci bem a ideia e minha ida para o PL não se dá por acaso. Tanto em 2018 quanto em 2022 meu grupo político esteve alinhado com o pensamento bolsonarista. A maioria absoluta daqueles que me apoiam também têm esta vertente política. Então eu me sinto bastante tranquilo em relação a esta filiação”, comenta o prefeito.
O convite para que Paulinho ingressasse no PL foi feito inicialmente pela deputada federal Júlia Zanatta, e depois pelo governador Jorginho Mello. Como contraponto, o deputado estadual Tiago Zilli (MDB) até tentou dissuadir o prefeito de sua decisão, mas ela já estava tomada. O deputado, então, acabou não insistindo na manutenção de Paulinho no MDB.
De acordo com o prefeito sua relação com sua ex-legenda “continua dentro da normalidade”. Conforme ele, o MDB o elegeu, “e merece todo o respeito”. Em que pese a saída de Paulinho no ninho emedebista, o partido continua dando sustentação a sua gestão, ocupando secretarias e manifestando apoio no legislativo. “Eu estou indo para o PL com o propósito de ajudar o município. Penso que um alinhamento mais próximo com o governador do Estado vá nos trazer benefício. Mas não estou fazendo isto por oportunismo. Só estou indo para o PL porque já existe uma afinidade minha com o partido e com as pessoas que lá estão”, comenta o prefeito.
Além de Paulinho, o PL de nossa região já conta com a filiação do prefeito de Meleiro, Eder Mattos, e também é especulado o ingresso de outros três prefeitos da Amesc na legenda do governador.

Finais

A ida do prefeito de Ermo, Paulo Della Vechia, para o PL, deve ser a primeira de muitas lideranças de expressão de nossa região que ingressarão na legenda. O próprio governador Jorginho Mello (PL) vinha solicitando que estas filiações fossem seguradas, para não criar mal estar com os deputados da base aliada, na Assembleia Legislativa. O apoio no parlamento, no entanto, está consolidado, e os próprios deputados estaduais também sabem que esta migração partidária faz parte do jogo político. Ontem o MDB perdeu Paulinho para o PL, mas a época do governador Luiz Henrique da Silveira (MDB) vários partidos perderam prefeitos para o MDB. Foi assim quando Esperidião Amin (PP) era governador e não foi diferente à época de Raimundo Colombo (PSD). Com o tempo, tudo acaba sendo encarado com naturalidade.

Câmara dos Deputados aprovou em sua Comissão de Constituição e Justiça a chamada PEC da Anistia. Agora é aguardada a instauração de uma comissão especial para discutir seu conteúdo. Na prática, a PEC da Anistia tem o intuito de “perdoar” irregularidades cometidas pelos partidos nos últimos pleitos eleitorais, como a não aplicação correta do Fundo Partidário, e também a não destinação de cotas de candidaturas para mulheres. O tema ainda é recente e, por conta disto, não é sabido qual o texto final que irá para votação no plenário da Câmara dos Deputados. De todo modo, a PEC poderá beneficiar vereadores de Sombrio que perderam seus mandatos em 2019, no famoso caso das candidaturas laranjas de mulheres. É possível que a PEC anistie todos os envolvidos naquele episódio, reparando prejuízos sofridos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.