Rolando Christian Coelho 28/09/2022

Carlos Moisés e Jorginho estarão em Araranguá hoje

Governador Carlos Moisés da Silva (Rep) e o senador Jorginho Mello (PL), estarão hoje em Araranguá, ocasião em que se reunirão com suas respectivas bases de apoio e militância. Jorginho vem primeiro. Chega na Cidade das Avenidas por volta das 14h e às 14h30 participará de uma coletiva com a imprensa regional do auditório do Center Shopping. Ato seguinte recebe líderes do PL regional, como também candidatos do partido. Já o governador Carlos Moisés tem encontro agendado para as 19h10, no salão da Igreja Sagrada Família, no bairro Cidade Alta, ocasião em que se reunirá com líderes e apoiadores de seu projeto de reeleição.
Os dois candidatos, de acordo com pesquisa do IPEC divulgada no último dia 20, lideram a corrida sucessória estadual com 20% das intenções de voto dos catarinenses, no que diz respeito ao questionário estimulado. Não à toa, ambos estão fazendo marcação serrada junto as bases eleitorais. Vale lembrar que os números do IPEC também contemplam a possibilidade de um segundo turno em Santa Catarina com outros nomes, o que aumentar ainda mais a pressão sobre os candidatos.
A disputa entre Carlos Moisés e Jorginho Mello, em nossa região, não é pequena. O governador tem o apoio da maioria dos prefeitos aqui do Extremo Sul, mas Jorginho vem embalado por conta da vinculação de sua campanha a campanha do presidente Jair Bolsonaro (PL). Afora isto, ele também tem conseguido agregar muito apoio do meio empresarial, que em grande parte também é vinculado ao pensamento bolsonarista.
A pesquisa IPEC referenciada acima foi contratada pela NSC Comunicações S/A, e registrada no TRE sob o número SC-07903/2022 e no TSE sob o número BR-07730/2022. Com 800 entrevistados, o levantamento foi feito entre os dias 17 e 19 de setembro, tendo margem de erro de 3% para mais ou para menos, e nível de confiança de 95%. Os demais candidatos ao governo figuraram com os seguintes percentuais: Esperidião Amin (PP) 15%, Gean Loureiro (União) 14%, Décio Lima (PT), 10%, Odair Tramontin (Novo) 2%, e Jorge Boeira (PDT), Alex Alano (PSTU), Leandro Borges (PCO) e Ralf Zimmer (Pros), com 1% cada. Os votos brancos e nulos somaram 6% e não responderam ou não opinaram somaram 10%. No próximo dia 30 o IPEC divulgará nova pesquisa sobre a corrida sucessória estadual em Santa Catarina.

Bolsonaro cancela vinda a SC no sábado

Presidente Jair Bolsonaro (PL) cancelou sua vinda a Joinville, no próximo sábado, ocasião em que encerraria sua campanha no primeiro turno, mantendo a expectativa de que haja uma segunda etapa na eleição nacional. A vinda de Bolsonaro havia sido articulada pelo candidato a senador do PL, o ex-Secretário Nacional da Pesca, Jorge Seiff (PL). Não há dúvidas de que a vinda de Bolsonaro traria muitos benefícios a Seif, como também ao candidato ao governo, Jorginho Mello (PL). Todavia, não havia nenhum sentido em o presidente encerrar sua campanha em Santa Catarina. Isto tem que ser feito em um Estado onde ele teoricamente é mais fraco que Lula, de modo a tentar ofuscar seu adversário mais direto.

Grupo de Gean aposta nele com Jorginho no 2º Turno

Apoiadores de Gean Loureiro (União) ao Governo do Estado dizem estar convictos de que ele passará para a segunda etapa da eleição. Mais que isto: apostam que a disputa no segundo turno será com o senador Jorginho Mello (PL), e não com o governador Carlos Moisés da Silva (Rep). A coordenação de campanha de Gean, aliás, não tem medido esforços para criar situações que deixem Carlos Moisés embaraçado. O objetivo, por óbvio, é desgastar o governador, que já tem sofrido severíssimos ataques por parte do candidato ao governo do Pros, Ralf Zimmer. Independentemente das vontades pessoais, faltam cinco dias para a hora da verdade na disputa eleitoral deste ano.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.