Rolando Christian Coelho | 18/04/2023 | Muros altos protegeu crianças em Blumenau

Polícia Civil divulgou, ontem, informações do inquérito que está apurando as circunstâncias em que foram mortas quatro crianças em uma creche de Blumenau, no início do mês. O assassino disse aos polícias que sua intenção era a de matar ainda mais crianças. Disse também que pretendia agir em alguma creche próximo a sua casa, mas que só não fez isto porque os muros eram altos.
A fala do assassino reforça a tese de que bandidos buscam sempre o alvo mais fácil para agir. Com muros altos, com grades, e com policiamento ostensivo, dificilmente os educandários de Santa Catarina serão alvo deste tipo de psicopata, pois seu principal propósito é atingir pleno êxito em sua missão. Bandidos deste naipe, não atacam para ver o que dá. Eles atacam para obter um resultado. Se o objeto de seu propósito se tornar muito difícil, ele desiste, ou muda de propósito.
Por linhas mais do que transversas, o assassino acabou dando uma consultoria às autoridades competentes sobre como agir para evitar novos ataques. É claro que apenas muros altos nos educandários não resolve o problema. Por isto a necessidade de policiamento, de gradeamentos das aberturas, e de uma série de outras iniciativas que corroborem com uma maior segurança nos estabelecimentos de ensino.
A grande verdade é que todos nós sabemos quais medidas precisam ser tomadas, e o que está faltando mesmo é tomá-las. Só que não adianta tomá-las depois de um eventual próximo ataque. Sendo assim, que se comece a levantar muros, que se comece a colocar grades em portas e janelas, que se tomem as demais providências que são pauta de tantos debates. É preciso agir. Falar, até papagaio fala.

 

Finais

Ex-vice-prefeito de Santa Rosa do Sul, Geovano Cândido Gomes, assumiu o comando do MDB do município, depois da convenção realizada no final de semana. Já em Balneário Gaivota, Nicanor Burim foi reconduzido ao comando do partido. Em Timbé do Sul, Eto Pezentti será o comandante da legenda pelos próximos dois anos. Em princípio, presidente estadual do MDB, deputado federal Carlos Chiodini, acertou ao adiantar as convenções municipais. Em nem todos os municípios as executivas foram consensuais. Com mais tempo, haverá uma maior possibilidade de que as arestas sejam aparadas até o pleito municipal do ano que vem.

Ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) está cogitando a possibilidade disputar o Senado Federal em 2026. A grande questão é saber se ele está blefando, para escapar de algum processo que possa levar a sua inelegibilidade nos próximos anos, ou se de fato sua vontade é a de não disputar novamente a Presidência da República. Enquanto deputado federal, o sonho de Bolsonaro sempre foi ser senador, mas o projeto acabou nunca se viabilizando durante sua carreira parlamentar. O afinco com que trabalhou pelos candidatos ao Senado pelo PL ano passado, como foi o caso de Jorge Seif (PL), aqui em Santa Catarina, também é um indicativo que não se trate de blefe.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.