Rolando Christian Coelho – 16/11/2022 – Lula está correndo riscos desnecessários

Presidente eleito Lula da Silva (PT) precisa ficar mais atento as suas atitudes, de modo a não comprometer sua gestão junto a seus próprios aliados. Mesmo antes da posse, Lula tem permitido ou criado uma série de situações cujo desfecho só lhe trará problemas. No discurso na vitória, no último dia 30, por exemplo, permitiu com que o deputado federal cearense, José Guimarães (PT), permanecesse o tempo todo a seu lado. Guimarães é o mesmo cujo assessor foi preso em um aeroporto com cem mil dólares na cueca e outros R$ 209 mil em uma mala. O deputado não foi envolvido diretamente no caso, e o assessor acabou sendo absolvido por prescrição, mas, por óbvio, o desgaste junto a opinião pública permaneceu.
Já no início desta semana Lula foi para o Egito participar da COP-27. Detalhe: foi de carona no jatinho do empresário José Seripieri Filho, dono de grandes empresas ligadas ao setor de saúde. Em princípio, não há nada de mais em pegar carona com alguém que vai para o mesmo lugar que vamos, todavia, estamos falando de um presidente da República recentemente eleito e de um empresário que tem interesses diretos em desdobramentos a serem desencadeados pelo governo que será gerido por este presidente. Afora isto, sempre é por lembrar que José Seripieri Filho já chegou a ser preso pela PF, sob suspeita de participação em composição de caixa 2 para campanha eleitoral.
Fosse por falta de recursos para ir ao Egito, bastaria solicitar a ONU que disponibilizasse um jato privado para Lula que o pedido seria prontamente atendido, afinal de contas, a COP-27 objetiva justamente discutir situações climáticas, com o Brasil sendo um dos protagonistas deste cenário.
Passadas apenas duas semanas de uma eleição extremamente equilibrada, e que ainda é motivo de manifestações Brasil afora, a impressão que se tem é que Lula não parece muito preocupado com a estética de suas atitudes pessoais. O problema para ele é que será justamente isto que fará toda a diferença, por conta do malogrado histórico do PT ligado a escândalos que fizeram derivar situações como a Lava Jato. Por óbvio que Lula parte do princípio que não deve nada a ninguém, e, por conta disto, não vê nada de mais em ter José Guimarães ao seu lado em rede nacional, ou em pegar carona com um jatinho de um grande empresário. Todavia, política e opinião pública são uma coisa só e, muitas vezes, a razão é meramente a razão, e não a verdade. A verdade é aquilo que a opinião pública acredita que é.

Futura vice-governadora quer bandidos na cadeia

Vice-governadora eleita, a delegada aposentada Marilisa Boehm (PL) já está dando a entender que será uma pedra no sapato da vagabundagem. Diante de crimes praticados por presos que desfrutam de saídas temporárias, ela publicou a seguinte nota em suas redes sociais: “Até quando vamos aguentar essas saidinhas absurdas? Digo e repito: sou totalmente contra essa regalia porque lugar de preso é na prisão. Quando ele sai incomoda a família, volta a cometer crimes e prejudica a sociedade. Em nosso governo preso vai ter que trabalhar”. O governo de Jorginho Mello (PL) e Marilisa, aliás, deverá ser fortemente marcado pelo combate a criminalidade. Pelo menos esta foi a promessa de campanha.

Décio está articulando espaço do PT/SC no governo Lula

Coordenador região no PT aqui no Extremo Sul Catarinense, ex-presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Araranguá, Ozair Banha da Silva, deverá se reunir nos próximos dias com o candidato ao Governo do Estado pelo partido nas eleições deste ano, Décio Lima. O objetivo é fazer uma avaliação das tratativas que o PT catarinense está realizando com o PT nacional, que, por sua vez, está diretamente ligado ao futuro comando do Palácio do Planalto. Por óbvio, o PT de Santa Catarina nutre a expectativa de ser valorizado pelo governo Lula da Silva (PT), até porque conseguiu chegar ao segundo turno na eleição estadual. Em princípio, Décio já sabe o caminho a ser seguido para isto e deverá se reunir com Banha para passar as atualizações a respeito dos fatos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.