Rolando Christian Coelho | 14/09/2023 | Para Leodegar, PP ficará na oposição a Lul

Ontem presidente Lula da Silva (PT) empossou o deputado federal André Fufuca, do Progressistas do Maranhão, no Ministério dos Esportes, pasta que era comandada pela catarinense Ana Moser. A intenção de Lula é amealhar o apoio dos parlamentares progressistas no Congresso Nacional com a mudança. A estratégia se estende também ao Republicanos, que ganhou o Ministério dos Portos e Aeroportos, através do deputado federal pernambucano Silvio Costa Filho. Com esta movimentação, o ex-governador de São Paulo, Márcio França (PSB), que ocupava esta pasta, foi alocado no Ministério das Pequenas e Micro Empresas.
A posse de Fufuca e Costa Filho se deu quase as escondidas, numa cerimônia para lá de reservada no gabinete presidencial. Sinal claro de que tanto o Progressistas, quanto o Republicanos, não estão coesos no projeto de aproximação com o governo Lula. De acordo com o tesoureiro nacional do Progressistas, ex-deputado federal Leodegar da Cunha Tiscoski, seu partido permanecerá, oficialmente, na oposição ao governo Lula. Conforme ele, “o que está acontecendo é uma aproximação de deputados progressistas do Nordeste com o Palácio do Planalto, mas sem respaldo da legenda em nível nacional”.
Leodegar diz acreditar que a grande maioria dos parlamentares do partido, em nível nacional, ficarão na oposição a Lula, integrando um bloco no Congresso Nacional que é comandado pelo PL, do ex-presidente Jair Bolsonaro.
Sempre é bom lembrar que na eleição presidencial do ano passado, o Progressistas teve muitas dificuldades em alinhar o partido no Nordeste com a candidatura do então presidente Bolsonaro, justamente porque boa parte dos líderes do partido, naquela região do país, estavam mais próximos de Lula do que de qualquer outro candidato. De acordo com Leodegar, no entanto, esta realidade não reflete a posição de seu partido no resto do país. Resta saber se os eleitores do Progressistas conseguirão distinguir este imbróglio todo, com o partido querendo acender velas para dois santos.

Finais

Ex-governador do Estado, Carlos Moisés da Silva (Rep), tem compromisso hoje em Araranguá e em Balneário Arroio do Silva. Ele visitará os dois municípios, ocasião em que será recepcionado respectivamente pelos prefeitos César Antônio Cesa (MDB) e Evandro Scaini (Rep). A vinda de Carlos Moisés tem cunho político. Seu objetivo é fomentar o Republicanos em nossa região, com vistas ao pleito municipal do ano que vem. Neste sentido, manterá encontro com o Coordenador Regional do partido, Marco Antônio Mota, o Motinha, e com várias outras lideranças políticas ligadas à legenda. O ex-governador aproveitará a ocasião para conhecer de perto obras que foram, ou que estão sendo realizadas, em Araranguá e Balneário Arroio do Silva, através de recursos oriundos de sua gestão.

Amanhã, às 9h, o Hospital Dom Joaquim, de Sombrio, irá inaugurar sua ala de UTI pediátrica, que estará contemplada com dez leitos. A Secretária de Estado da Saúde, Carmem Zanotto, já confirmou presença, e há a possibilidade de que o governador Jorginho Mello (PL), e sua vice, Marilisa Boehm (PL) também estejam presentes. Ao longo dos últimos anos o Dom Joaquim vem recebendo recursos substanciais tanto do Governo do Estado, quanto da Prefeitura Municipal de Sombrio, para sua reestruturação. Por conta disto, o hospital já está se equiparando ao Hospital Regional de Araranguá em número de atendimentos. A prefeita de Sombrio, Gislaine Cunha (MDB), tem tido papel fundamental neste processo, seguindo, neste sentido, os passos de seu antecessor, o ex-prefeito Zênio Cardoso (MDB).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.