Rolando Christian Coelho | 12/04/2023 | Em Sombrio, escolas estão seguras desde 2021

Notícia dando conta que várias prefeituras da região começaram a contratar seguranças para os educandários municipais fez a prefeita Gislaine Cunha (MDB) chamar a atenção para um fato: em Sombrio, o serviço de segurança nas escolas e creches municipais já existe desde 2021. De acordo com ela, há quase dois anos foi realizada uma licitação para garantir mais segurança nos educandários, contratação esta realizada por conta da escalada de violência envolvendo escolas em todo o Brasil.
A iniciativa traz tranquilidade para os pais e alunos, que se sentem protegidos com a guarnição. Conforme o secretário de Administração e Finanças de Sombrio, Márcio Abatti, os seguranças estão preparados para orientar e proteger os alunos no seu dia a dia, e também treinados para revidar a ataques violentos que por ventura possam vir a acontecer, a exemplo do ocorrido recentemente em Blumenau.
Desde o episódio de Blumenau, a necessidade de segurança nos educandários de nossa região passou a ser o principal tema de todas as prefeituras municipais. A pressão dos pais e responsáveis junto às Secretarias Municipais de Educação por iniciativas como a de Sombrio aumentaram consideravelmente. Algumas prefeituras, como a de Balneário Gaivota e de Ermo, já tomaram providências neste sentido. Várias outras realizaram medidas paliativas, como a designação de funcionários de carreira dos executivos para atuarem como vigias diurnos. O grande problema é um só: a falta de recursos para bancar seguranças privados em todas as escolas e creches municipais. A conta não fecha, mas os prefeitos estão encurralados pela opinião pública, e precisarão achar a solução para esta melindrosa equação.

 

Finais

Coordenador regional do PT, Ozair Banha da Silva, continua com trabalho de reorganização da legenda em toda região da Amesc. De acordo com ele, o partido já está reestruturado na grande maioria dos municípios do Extremo Sul, “e com grandes chances de lançar candidatos majoritários e proporcionais em quase todos”. Conforme Banha, o modo pacificador do presidente Lula da Silva (PT) de governar o país tem agradado a população, “que não vive mais aquele estresse cotidiano do governo passado”. Conforme ele, este mesmo sentimento de unidade será levado pelo PT para as eleições municipais, “o que deverá render muitos bons resultados ao partido”, comenta. Entre os nomes já pincelados pelo PT para a disputa municipal do ano que vem, está o de Glauter Soares, em Sombrio, e de Antônio de Fáveri, em Jacinto Machado.

Senador catarinense Jorge Seif (PL) está envolto em uma polêmica. Um caminhão que pertencia a sua empresa de pescado foi vendido em setembro do ano passado, mas o mesmo não havia sido transferido ainda ao novo proprietário. Em meio a história, o tal caminhão foi apreendido com mais de 300 quilos de maconha em Mato Grosso do Sul. A assessoria do senador emitiu nota dando conta que a venda do caminhão foi feita de forma parcelada, e que a transferência para o novo proprietário só se daria mediante ao pagamento de todas as parcelas. Para sorte de Jorge Seif, todo o processo de compra e venda foi feito via contrato, o que acaba eximindo o senador da responsabilidade pela droga no caminhão. Detalhe: a maconha estava acondicionada em caixas de peixes, com as iniciais J.S, de Jorge Seif.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.