Rolando Christian Coelho | 08/08/2023 | Posse de Guidi mostra racha no PSD

Deputado federal Ricardo Guidi (PSD) tomou posse ontem como Secretário de Estado do Meio Ambiente e da Economia Verde. Grosso modo, pode-se afirmar que Guidi aceitou o convite do governador Jorginho Mello (PL) para ocupar o cargo como uma espécie de retaliação ao fato de seu partido ter aberto as portas para a filiação do prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro, ex-PSDB. Salvaro pretende apoiar seu atual Secretário de Governo, Arleu da Silveira (PSDB) como candidato a prefeito, enquanto Ricardo Guidi também pretende disputar a prefeitura criciumense. A posse na Secretaria foi marcada pelas ausências do presidente estadual do PSD, Eron Giordani, e do deputado estadual Júlio Garcia, que ainda não conseguiu se acertar com Jorginho Mello.
Em contrapartida, a posse do novo secretário foi prestigiada por várias outras lideranças pessedistas, a exemplo do deputado estadual Mário Motta, do federal Ismael dos Santos, e de Darci Matos, que assumirá a cadeira de Ricardo Guidi na Câmara dos Deputados. Mas quem esteve em peso, mesmo, na posse, foram as lideranças do PL de Jorginho Mello, a exemplo dos deputados federais Daniel Freitas e Júlia Zanatta, dando vazão cada vez maior às expectativas de que Guidi irá se filiar ao partido para disputar a Prefeitura de Criciúma. Vale lembrar que se ele fizer isto corre o risco de perder seu mandato de deputado federal por infidelidade partidária.
A esta altura do campeonato, no entanto, não seria nenhuma surpresa de Ricardo Guidi renunciasse a seu mandato de deputado federal, o entregando definitivamente a Darci de Matos, ficando livre para se filiar ao PL com vistas ao pleito municipal do ano que vem. Com os apoios de Daniel Freitas, Júlia Zanatta e de Jorginho Mello, Guidi passa a ser franco favorito na disputa pela Prefeitura de Criciúma. Sempre é bom ressaltar que uma coisa é Clésio Salvaro disputar o executivo municipal, outra coisa bem diferente é ele tentar emplacar um apadrinhado político, que está longe de ter sua densidade eleitoral.

 

Finais

MDB de Timbé do Sul promoveu encontro municipal na sexta-feira passada, com cerca de 300 pessoas. O evento fez parte do projeto da nova coordenação regional do partido, sob o comando do ex-prefeito de Passo de Torres, Jonas Souza, que tem buscado mobilizar a legenda nos 15 municípios aqui do Extremo Sul. Ainda que não se tenha falado em nomes para a disputa municipal do ano que vem, o MDB de Timbé tem trabalhado com quatro possíveis pré-candidatos a prefeito: Marlon Panatta, Ademilson Luiz, Eclair Coelho e Wilson Borges. É muito provável que a legenda tenha como candidato a vice o PSDB. Neste sentido, se ressalta o nome de Pedro Alexandre para a composição da chapa majoritária.

Progressistas aqui do Extremo Sul Catarinense irá se reunir, regionalmente, na próxima sexta-feira, dia 11, às 19h, em Araranguá, na sede da AABB. De acordo com o convite enviado aos líderes do partido, o encontro tem o objetivo de mobilizar, discutir e estimular a militância progressista, além de promover uma campanha de filiações com vistas às eleições de 2024. Conforme o tesoureiro nacional do partido, Leodegar da Cunha Tiscoski, o evento contará com a presença do senador Esperidião Amin, do Secretário de Estado da Indústria, Comércio e Serviço, Silvio Dreveck, da presidente do PP Mulher, Beth Tiscoski e dos deputados estaduais filiados a legenda, José Milton Schefer, Altair Silva e Pepê Collaço.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.