Rolando Christian Coelho | 07/08/2023 | PL, PT, MDB e PP são os que mais tem trabalhado

PL, PT, MDB e Progressistas são os partidos que mais têm fomentados suas bases eleitorais, em nossa região, com vistas ao pleito municipal do ano que vem. Motivado pela ascensão de Jorginho Mello (PL) ao comando do Estado, a coordenação regional do PL tem estreitado relações com todos os prefeitos da Amesc, objetivando ampliar e consolidar a base de apoio do governador. Estas conversas mais de pé de ouvido já tiveram como resultado a filiação do prefeito de Ermo, Paulo Della Vechia, ex-MDB, à legenda. Outras duas filiações de prefeitos estariam bem encaminhadas.
O PT, por sua vez, tem realizado reuniões municipais e estruturado o partido aonde ele é deficitário. Entre agosto e outubro a legenda pretende ter uma radiografia regional de seus potenciais, para então começar a definir nomes com vistas ao pleito do ano que vem. Nitidamente, o que se percebe é que o partido não pretende se esconder do eleitor, como fez na eleição municipal de 2020. Com o Governo Federal nas mãos, o PT pretende ter como bandeira as políticas sociais do presidente Lula da Silva (PT) para enfrentar as urnas em 2024.
Sob nova coordenação regional, o MDB, agora timonado pelo ex-prefeito de Passo de Torres, Jonas Souza, também tem feito o dever de casa. A eleição de Tiago Zilli (MDB) para a Assembleia Legislativa reaqueceu os ânimos do partido, que pretende estar em todas as 15 majoritárias de nossa região ano que vem. O partido também desencadeou uma série de reuniões municipais, para prospectar as potencialidades locais diante das urnas em 2024.
Já o Progressistas realizou reunião regional recentemente também focado nas eleições do ano que vem. O partido possui a filiação de cinco dos 15 prefeitos da região, e quer conquistar pelo menos mais três executivos municipais. A meta foi traçada pelo deputado estadual José Milton Scheffer (PP) e endossada pelas principais lideranças regionais da legenda.
As demais legendas também têm trabalhado, mas com focos locais, alinhavando projetos aqui e acolá. O grande problema é que a maioria está sem referenciais. O PL tem o Governo do Estado. O PT tem o Governo Federal. Já MDB e Progressistas têm deputados aqui de nossa região. Estas condições, sem dúvidas, animam a militância dos quatro partidos.

Finais

Acontece hoje, em Tubarão, eleição indireta, pela Câmara Municipal de Vereadores, que decidirá quem será o futuro prefeito, e o futuro vice-prefeito do município. Duas chapas estão inscritas. Uma encabeçada pelo vereador Jairo Cascaes (PSD), tendo como seu candidato a vice o vereador Moisés Nunes (PP), e outra encabeçada pelo vereador José Luiz Tancredo (MDB), tendo como candidato a vice o vereador Denis Matiolla (PSDB). Em princípio, Cascaes e Moisés estão contando com pelo menos oito dos 15 votos. A dupla é ligada diretamente ao ex-prefeito Joares Ponticelli (PP), que renunciou ao mandato, e ao deputado estadual Júlio Garcia (PSD). Tancredo e Matiolla, no entanto, têm o apoio do Secretário de Estado da Casa Civil, Estener Soratto (PL), que, por sua vez, é respaldado pelo governador Jorginho Mello (PL).

 

Deputado federal criciumense, Ricardo Zanatta Guidi (PSD), toma posse hoje como Secretário de Estado do Meio Ambiente e da Economia Verde. Seu ingresso no governo estreita laços entre o PSD e o governo de Jorginho Mello (PL) e o coloca definitivamente na vitrine como candidato a prefeito de Criciúma, contra os interesses do prefeito Clésio Salvaro (PSD). Ainda que filiado ao PSD, Guidi caminha a passos largos em direção ao PL, incentivado principalmente pela deputada federal, e sua prima, Júlia Zanatta. Esta aproximação pode levá-lo, literalmente, pelo PL, por onde poderia disputar a Prefeitura de Criciúma, sem depender de acertos com Salvaro. Outra possibilidade é permanecer no PSD, tendo um filiado do PL como seu candidato a vice. Em ambos os casos a candidatura teria o apoio do governador Jorginho Mello (PL).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.