Rolando Christian Coelho | 07/02/2023 | Esgoto é para ser tratado, não contemplado

Santa Catarina tem um compromisso gigante consigo mesma daqui para frente: resolver o problema da balneabilidade das praias do Estado, especialmente as localizadas entre Itapoá e Laguna. A alta temporada 2022/2023 demonstrou claramente que a infraestrutura sanitária do litoral catarinense é extremamente precária. Não há tratamento de esgoto, como também não há água potável suficiente para atendermos as demandas de verão. Governo do Estado, federal e prefeituras precisarão encarar este problema de frente, e de forma definitiva, simplesmente porque não há mais o que fazer. Se nada for realizado, tudo o que foi construído até agora em nosso Estado, em nível de turismo de alta temporada, poderá ruir.
Vale lembrar que o Sul catarinense conseguiu escapar quase incólume desta fétida saga especialmente neste ano, mas o progresso está aí, batendo a nossa porta. São milhares de residências sendo construídas todos os anos em nossas praias, quase que como cartas saindo das mangas de um mágico com múltiplos braços. Isto já aconteceu e está acontecendo no litoral Norte do Estado, e não está sendo diferente no litoral Sul. Sendo assim, o destino que nos espera não traz consigo um odor nada agradável, assim como não serão agradáveis as consequências de nossa falta de infraestrutura sanitária.
Neste sentido, fica um claro recado aos municípios balneários de nossa região, que são Araranguá, Balneário Arroio do Silva, Balneário Gaivota, Passo de Torres e suas respectivas praias: é premente a necessidade de se investir em redes de tratamento de esgoto e água. Ou isto é feito, ou anularemos os esforços de décadas de trabalhos realizadas para chegamos aonde chegamos em no que diz respeito ao turismo de verão. Se este tema não for tratado com a devida responsabilidade e urgência, muito em breve nossas praias virarão um caos, e a desvalorização imobiliária trará um refluxo gigante na economia regional. Sempre é bom lembrar que esgoto precisa ser tratado como esgoto, e não como descarte, que é o que vem acontecendo na absoluta maioria das praias de Santa Catarina. Esgoto é para ser tratado, não contemplado

Progressista tem emplacado bem no governo Jorginho

Progressistas vai estar de corpo e alma na gestão do governador Jorginho Mello (PL). Secretário da Casa Civil é o deputado estadual licenciado Estener Soratto (PP), de Tubarão. O futuro Secretário da Indústria, Comércio e Serviços será o ex-deputado estadual Sílvio Dreveck (PP), de Campo Alegre, no Planalto Norte. Também não é segredo para ninguém os esforços iniciais realizados por Jorginho para tentar eleger o deputado estadual José Milton Scheffer (PP) como presidente da Assembleia Legislativa, projeto que acabou sucumbindo. O enredo, no entanto, já mostra que o governador está fortemente imbuído de ter o Progressistas como seu aliado primário. Nunca é demais lembrar que Jorginho começou sua carreira política como vereador pela Arena, de Herval do Oeste, na década de 1970. Mesma Arena que é uma das matrizes do atual Progressistas.

MDB se reunirá para decidir ingresso no Governo de SC

Presidente estadual do MDB catarinense, deputado federal Carlos Chiodini, deverá convocar para os próximos dias reunião da bancada estadual e federal de seu partido, objetivando deliberar sobre ingresso, ou não, da sigla, no governo de Jorginho Mello (PL). O clima de “queremos ser governo” já está espraiado pelo partido. Figuras como os deputados estaduais Volnei Webber (MDB) e Jerry Comper (MDB), por exemplo, são cotados para ocupar a Secretaria de Infraestrutura. A senadora Ivete Appel Silveira (MDB) era suplente de Jorginho na Câmara Alta. O próprio Chiodini foi sondado para ocupar o primeiro escalão do governo. Afora isto, há a tradicional pressão dos prefeitos, que não querem ficar de fora de nenhum governo. Qualquer movimento em contrário do MDB será um tiro no pé, como também no caixa das prefeituras comandadas pela legenda.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.