Rolando Christian Coelho | 04/09/2023 | Bolsonaro continua investindo em Michelle

Está cada vez mais claro que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) está preparando a pré-candidatura de sua esposa, Michelle Bolsonaro (PL), ao Palácio do Planalto, em 2026. Michelle é a presidente do PL Mulher Nacional, e, por conta do cargo, tem promovido vários encontros país afora. Em todos eles, Bolsonaro está presente. Recentemente o casal participou de um destes eventos em Florianópolis. Já o último foi realizado em Brasília, sábado passado. A retórica do ex-presidente é sempre a mesma: combate ao PT e a seus princípios, e enaltecimento da figura feminina na política.
Além do projeto de Jair Bolsonaro, a direita nacional conta com outras duas pretensões de peso para a próxima disputa presidencial. Também estão de olho no Planalto o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, do Republicanos, e o governador de Minas Gerais, Romeu Zema, do Partido Novo. O grande desafio da direita será justamente achar um ponto de equilíbrio entre estas três pretensões, de modo a que elas trabalhem unidas, em torno de um só projeto, com vistas a 2026.
A tarefa da unidade não será muito fácil, afinal de contas estamos falando da Presidência de um dos maiores países do mundo. Por conta disto é natural que os nomes já carimbados queiram insistir em seus projetos.
No que diz respeito a família Bolsonaro, o que mais pesa a seu favor é o histórico do bolsonarismo, cuja força levou um deputado federal esquecido no Congresso Nacional à Presidência do Brasil, lembrando que por menos de 1% dos votos ele não foi reeleito em 2022. A força de Jair Bolsonaro, no entanto, também é sua maior fraqueza, já que está bastante claro que a maior parte da grande mídia nacional não quer sua presença em Brasília. A promoção do desgaste sistemático da figura de Bolsonaro é o que anima figuras como Tarcísio de Freitas e Romeu Zema que, pelo menos em nível federal, têm sido preservados.
Jair Bolsonaro, no entanto, não parece muito preocupado com as críticas e com as sombras, e deverá apostar em um projeto em torno de Michelle até o fim.

Finais

Durante encontro do PL de Balneário Gaivota, na sexta-feira à noite, prefeito do município, Kekinha dos Santos (PSDB), não descartou a possibilidade de se filiar ao partido do governador Jorginho Mello (PL) em um futuro breve. Em um vídeo apresentado durante o evento, o senador Jorge Seif (PL) fez o convite de filiação a Kekinha, assim como o deputado estadual Jessé Lopes (PL), que participou do encontro. O prefeito disse que está estudando a possibilidade, ressaltando que esta decisão também passa por seu atual partido. Participaram do encontro do PL gaivotense, ainda, os prefeitos de Meleiro, Eder Mattos (PL), e de Ermo, Paulo Della Vechia (PL), além de vários outros líderes regionais da legenda, que no município está sob a presidência de Jailson Trajano, o Ita.

MDB de Turvo ainda não chegou a um denominador comum quanto ao nome que deverá lançar como candidato a prefeito ano que vem. O empresário Selvino Londero, que concorreu as duas últimas eleições pelo comando da Cersul, é o mais lembrado pela base emedebista, no entanto, ele não é consenso dentro do partido. Afora isto, o MDB enfrenta ainda a virada de mesa do PSDB. Em 2020 os tucanos romperam com os emedebistas e lançaram Laerte Corrêa Casagrande como candidato a prefeito. Os 16% do eleitorado alcançados por sua candidatura contribuíram diretamente para a derrota do MDB na eleição municipal. Ano que vem, o PSDB deverá estar aliado ao projeto de reeleição do prefeito Sandro Cirimbelli (PP), o que é ainda mais ruim para qualquer candidatura do MDB ao executivo municipal.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.