Rolando Christian Coelho – 01/12/2022 – Leite no comando do PSDB ajuda Bolsonaro

Governador eleito do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, aceitou assumir o comando nacional do PSDB. O atual presidente do partido é ex-deputado federal e ex-Ministro das Cidades, Bruno Araújo, cujo mandato frente a legenda vai até junho de 2023. Ele, no entanto, quer deixar o comando do partido já nos primeiros meses do ano que vem, de modo a possibilitar a chamada reconstrução tucana.
Depois das derrotas nacionais para o PT, em 2002, 2006, 2010 e 2014, o PSDB definhou a ponto de se igualar as pequenas siglas do país. Por conta da falta de perspectivas, Geraldo Alckmin trocou a legenda pelo PSB, objetivando ser candidato a vice de Lula da Silva (PT). No embalo da derrocada, o partido não conseguiu sequer chegar a um entendimento para lançar um candidato a Presidência da República. Na convenção nacional, o então governador de São Paulo, João Dória Júnior, derrotou Eduardo Leite, mas depois não levou sua candidatura adiante. Um roteiro típico dos esquetes de comédia mexicana.
Em princípio, o que se imagina é que Eduardo Leite seja o nome ideal para reconstruir o partido, devolvendo ao PSDB o vigor necessário para um embate nacional. É muito provável que isto acabe acontecendo, e que os tucanos se firmem como uma alternativa a dualidade entre petistas e bolsonaristas, com Eduardo, provavelmente, sendo candidato à Presidência. Quem mais ganha com isto, no entanto, é o atual presidente Jair Bolsonaro.
O fato é que Eduardo Leite é um social-democrata, ainda que por vezes mantenha um discurso liberal. Em sendo um moderado, a tendência natural é que ele coopte a simpatia daqueles eleitores que votam em Bolsonaro ou em Lula por mera falta de opção. Todavia, o bolsonarismo é uma tendência ideológica em ascensão, e o petismo uma tendência ideológica em descensão. Sendo assim, Leite roubará mais eleitores de Lula, do que de Bolsonaro.
É provável que a dualidade entre bolsonaristas e petistas continue em alta pelos próximos quatro anos, e que no segundo turno da eleição presidencial de 2026 Eduardo Leite acabe “devolvendo” os eleitores cooptados ao mercado eleitoral. No entanto, seu discurso liberal ao longo dos próximos anos o ligará mais a Bolsonaro do que a Lula. Na prática, sua principal função será a de roubar eleitores simpatizantes de Lula, para depois entregá-los a Bolsonaro.

 

Jorginho transfere anúncio de Secretários para dia 5

 

Governador eleito Jorginho Mello (PL), que faria o anúncio dos primeiros nomes de seus Secretários de Estado nesta quinta-feira, dia 1º, transferiu este compromisso para a próxima segunda-feira, dia 5. De acordo com sua assessoria, a mudança se deu em consequência das fortes chuvas que tem atingido especialmente o Norte de Santa Catarina. Jorginho, que está em Brasília, decidiu permanecer mais alguns dias na capital federal, na tentativa justamente de conquistar recursos para recuperar os prejuízos causados pelas chuvas. A assessoria do futuro governador não quis adiantar nomes do novo secretariado, ressaltando que “quaisquer postagens, informações ou notas serão categorizadas como mera especulação pela equipe de transição”.

Eduardo Bolsonaro no Catar pegou mal para a causa

 

Pegou mal ida do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL/SP) ao Catar, supostamente para entregar um pen-drive “sobre a situação do Brasil”, a interessados. O filho do presidente Jair Bolsonaro (PL) poderia ter escolhido um período mais apropriado para a tal entrega, ou, quem sabe, se utilizar de mecanismos como e-mail ou whtassap para remeter suas informações aos tais destinatários. O fato é que enquanto milhares de brasileiros deixam seus afazeres para manter viva a chama do bolsonarismo, através de uma constante mobilização que se arrasta desde o último dia 1º de novembro, o filho do presidente viaja para o país da Copa, e depois aparece com a história do tal pen-drive. Em respeito a mobilização, a tal ida ao Catar não deveria nem ter sido cogitada.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.