Deputados estaduais, federais e o senador Jorge Seif (PL), eleitos no último mês de outubro por Santa Catarina, tomarão posse hoje em seus respectivos cargos. A posse mais aguardada diz respeito aos estaduais, já que ato seguinte acontece a eleição para a Mesa Diretora do parlamento catarinense. Entre os postulantes à presidência da Assembleia consta o deputado estadual sombriense, José Milton Scheffer (PP), que, a partir de hoje, passa a cumprir seu quarto mandato.
Em princípio, o favorito para a disputa é o deputado Mauro de Nadal (MDB), que, hipoteticamente, estaria contando com 24 votos, dos 40 parlamentares votantes. A aritmética deste jogo político não tem muita lógica, já que Zé Milton assegura que tem 18 votos garantidos em sua empreitada. Para vencer a disputa são necessários pelos menos 21 votos, ou, no caso de confronto direto entre Zé Milton e Nadal, 20 votos para que o sombriense emplaque como novo presidente do parlamento estadual, já que ele tem mais idade que seu opositor direto.
O fato do governador Jorginho Mello (PL) não ter participado diretamente das articulações para emplacar o presidente da Assembleia Legislativa indica vitória de Mauro de Nadal. Ainda que os onze deputados estaduais do PL de Jorginho Mello estejam com Zé Milton, não houve um avanço em relação a outras bancadas, a exemplo das que são compostas pelo MDB, ou pelo PSD. Por conta disto, o sombriense restringiu em muito a sua base de apoio, resumida quase que em sua totalidade ao PL e a Progressista.
Nada impede uma virada de mesa de Zé Milton, mesmo porque tal expediente faz parte do jogo político deste sempre. Os comentários de bastidores, no entanto, dão conta de um acerto entre o PL e Mauro de Nadal, o que poderia até mesmo viabilizar uma candidatura única, com a retirada de José Milton Scheffer do processo.
Já em Brasília, os 16 deputados federais eleitos em outubro passado tomarão posse hoje. Além deles, o senador Jorge Seif também ocupará seu posto. A bancada federal catarinense é francamente contrária a gestão do presidente Lula da Silva (PT).
Almides assume presidência da Amesc
Prefeito de Santa Rosa do Sul, Almides da Rosa (PSDB), tomou posse como novo presidente da Amesc, a Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense, ontem pela manhã. Ele substituiu o prefeito de Timbé do Sul, Beto Biava (PP). O presente recebido por Almir logo após sua posse na nova função não foi os mais agradáveis. Um forte temporal atingiu Santa Rosa do Sul na tarde de ontem, causando destruição no centro e no interior do município. Interessante observar que Almides também é o presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Amesc, o CIS/Amesc, que trata dos interesses coletivos dos municípios de nossa região no que diz respeito ao setor da saúde. É a primeira vez que um prefeito assume as duas funções ao mesmo tempo.
Minotto é cotado para vice de Nadal
Diante da eminente eleição de Mauro de Nadal (MDB) para a presidência da Assembleia Legislativa, asseclas do PL buscaram viabilizar a eleição da deputada estadual Ana Campagnolo (PL) como sua vice. Todavia, Ana é mais bolsonarista que o próprio ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), o que acabou desencadeando uma série de objeções por parte dos deputados de esquerda que estão aliados a Nadal. No meio da confusão, surgiu o nome do deputado estadual de Forquilhinha, Rodrigo Minotto (PDT), para compor como vice de Mauro de Nadal. Em princípio, isto manteria unido o bloco político entorno do emedebista, sem a necessidade de composição com políticos ligados a extrema direita catarinense.