Araranguá
Criciúma
Na noite desta quarta-feira, dia 16, a Câmara de Vereadores de Araranguá entregou moção de reconhecimento para 16 colaboradores da Penitenciária Sul, entre eles, policiais penais e agentes temporários.
Em 14 de maio de 2021 os detentos realizaram uma rebelião no interior do estabelecimento penal. No dia dos fatos os detentos estavam armados e os servidores colocaram suas vidas em risco ao decidirem manter a ordem dentro da Penitenciária, já que a rebelião invadiu as 14 celas da galeria em que aconteceu a revolta.
O autor da proposição, vereador Luiz da Farmácia, evidenciou o trabalho daqueles que trabalharam para o restabelecimento da normalidade dentro da penitenciária. “A unidade contava com 897 internos alocados e que a conduta de todos os servidores envolvidos foi louvável e digna de elogios, porém a atuação dos servidores homenageados foi fundamental para conter o momento mais crítico da crise, evitando uma maior fatalidade”, justificou o vereador.
A moção foi aprovada por unanimidade na sessão que contou com a participação de inúmeros policiais penais e de outros servidores da Penitenciária Sul.