Pelo Estado – Vagas extras na Assembleia podem sobrar para o bolso do povo

A Câmara dos Deputados aprovou, esta semana, o projeto de lei complementar (PLP) que aumenta de 513 para 531 o número de vagas na Casa em razão do crescimento populacional. O texto mantém o tamanho das bancadas que perderiam representantes segundo o Censo de 2022 e a mudança passará a valer a partir da legislatura de 2027.

O texto aprovado vai de encontro a proposta do deputado catarinense Rafael Penzeti (MDB) que sugeriu somente a redistribuição do números de vagas por estado, aumentando em alguns e diminuindo a quantidade de cadeiras em outros.

O custo desta mudança nos cofres públicos será de aproximadamente R$ 64 milhões.

A aprovação, feita de forma relâmpago, de certa forma, vem para não gerar impacto negativo naqueles estados que poderiam perder vagas e, consequentemente, representatividade, além de recursos e emendas, como o Rio de Janeiro, Paraíba, Bahia, Piauí e Rio Grande do Sul, Pernambuco e Alagoas.

Não à toa, a aprovação da matéria em regime de urgência foi assinada por uma deputada do Rio de Janeiro. O Supremo Tribunal Federal (STF) deu prazo até 30 de junho para o Congresso aprovar a redistribuição de vagas de acordo com o Censo de 2022, sob pena de o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) realizá-la.

Só que o efeito dessa medida irá recair, também, sobre as Assembleias estaduais. Em Santa Catarina, por exemplo, o número de cadeiras na Alesc subirá de 40 para 44. Isto porque as Assembleias devem ter o triplo da representação do estado na Câmara dos Deputados com uma trava de 36. Se atingido esse número, o total será os 36 mais o quanto passar de 12 na bancada federal.

Lembrando que os salários e o custo desse efeito cascata é pago pelo povo, que nem sempre têm a garantia da chegada dos recursos e emendas. Só pagando pra ver.

 

OAB/SC reage e age

Juliano Mandelli é o primeiro presidente da OAB/SC a dar posse a todas as diretorias da Seccional no interior do Estado. Em quase três meses, ele percorreu mais de 50 Subseções, aproveitando para apurar as necessidades da classe e dos cidadãos de forma regionalizada, um compromisso que assumiu de sempre estar onde a advocacia está. Tem sido aplaudido pelo firme posicionamento contra o ativismo judicial e abusos, principalmente do STF​, como o recente impedimento do uso de celular por jornalistas e advogados em sessão pública de julgamento, revertida após reação da OAB.

 

Prêmio Sebrae

O Sebrae/SC promoveu, esta semana, um evento de lançamento da 12ª edição do Prêmio Sebrae de Jornalismo. As inscrições para o Prêmio estão abertas até o dia 9 de junho e podem participar jornalistas e estudantes com trabalhos publicados entre 3 de junho de 2024 e 8 de junho de 2025. As categorias de premiação são Texto, Áudio, Vídeo, Fotojornalismo e, pelo segundo ano consecutivo, Jornalismo Universitário. O tema central desta edição é “Empreendedorismo com foco nos pequenos negócios”.

 

Corredor azul

Por meio do projeto Corredores Azuis, a SCGÁS implantou postos de abastecimento de gás natural veicular (GNV), em sete municípios da região: Passo de Torres, Içara, Criciúma, Sangão, Sombrio, Maracajá e Jaguaruna. Esses pontos integram uma malha de 20 unidades de alta vazão espalhadas por rodovias federais, promovendo abastecimento ágil e contínuo para frotas pesadas. A estruturação dos Corredores Azuis foi baseada em estudo técnico realizado em 2022, com o mapeamento das rodovias com maior circulação de caminhões. A meta da companhia é garantir infraestrutura eficiente ao longo das principais vias de escoamento da produção estadual e do intenso fluxo de transporte de cargas interestadual com o foco da região sudeste do país (SP), com prioridade às BRs 101, 116, 280, 282 e 470.

 

Reurb

A Caravana do Reurb, maior programa de regularização fundiária promovido pelos cartórios de Santa Catarina, chega à Serra nesta sexta-feira, 9, às 10h, na ACIL, em Lages, com inscrições gratuitas pelo Instagram @caravanadareurb.

Entre os benefícios do Reurb estão a regularização da propriedade para o cidadão — o que permite acesso a linhas de crédito para melhorias no imóvel e a serviços públicos, como energia elétrica e água, onde ainda não são ofertados. O município também passa a arrecadar impostos, e os imóveis entram no mercado formal imobiliário. Segundo Schroeder, a regularização valoriza um imóvel entre 30% e 40%.

 

Porto de Itajaí

Eis uma prova de que quando o governo federal está do seu lado, o recurso vem. Com a federalização do Porto de Itajaí, o governo federal, agora, irá investir algo em torno de R$ 600 milhões em obras no local. Uma delas será a construção do píer para receber passageiros de cruzeiros, algo esperado há anos. Além de ampliar a capacidade para navios de grande porte, aumentando, com isso, a competitividade do Porto.
O anúncio do investimento foi feito nesta quarta-feira, 7, na sede da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc). As obras devem começar já em 2026.

 

ADVB/SC

A ADVB/SC anunciou a posse de dois novos vice-presidentes em sua diretoria: Roberto Bertolin, que assume a Vice-Presidência de Conteúdo, e Alisson Barcelos, que passa a ocupar a Vice-Presidência de Eventos. Bertolin atua há mais de 40 anos na comunicação catarinense, é Diretor Regional do Grupo ND em Florianópolis e idealizador do Prêmio Antunes Severo. Já Barcelos é CEO da SB+Eventos e tem mais de três décadas de experiência na produção de grandes eventos no Brasil e em Portugal, como o Desfile Épico de Natal na Ponte Hercílio Luz e o UIA 21, maior evento online de arquitetura do mundo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.