Em ato realizado nesta quarta-feira (8) no Palácio do Planalto, 21 obras restauradas após o 8 de janeiro retornaram oficialmente ao acervo da Presidência da República – incluindo um relógio pêndulo do século 18 e um quadro do artista Di Cavalcante. Nestes últimos dois anos, 371 pessoas, das mais de duas mil investigadas, foram condenadas. Cerca de 122 estão foragidas.
Ainda é muito chocante perceber que dois anos após este evento lamentável, que pôs à prova a democracia brasileira, seus efeitos ainda sejam tão devastadoramente sentidos. E isso tanto pelos que os praticaram, pelo prejuízo histórico-material sofrido, quanto por aqueles que veementemente o repudiaram. O Brasil acaba de ser premiado em um filme que traz um recorte do que foi o período da ditadura no país. Um drama real, mas que ainda é desacreditado por alguns ou minimizado por outros. Uma história real, que não toca a todos, pelo menos não àqueles que ferem as diretrizes de nossa democracia, dando margem para que o caos vivido outrora venha a se estabelecer novamente em nossa sociedade. Dois episódios lamentáveis da história brasileira.
Novos secretários
Dando continuação à lista de novos secretários da Capital, ficou claro que o prefeito Topázio Neto (PSD) irá contar com fortes nomes dos partidos que o apoiaram nesta nova gestão.
Começando pela vice-prefeita, Maryanne Mattos (PL), que foi indicada pelo próprio Jorginho Mello (PL) para compor a chapa para a campanha. Ela será, além de vice, secretária de Segurança e Ordem Pública. Como dissemos na última Coluna, outro peelista foi nomeado para uma secretaria também estratégica, Bruno Souza, que está na Assistência Social. São duas pastas que tratarão de pontos sensíveis da cidade e que anda tirando o sossego da população e gerando cobranças efusivas à prefeitura.
Ainda sobre a composição do secretariado, o vereador Roberto Katumi (PSD) ficou com a Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, que no último ano também foi alvo de polêmicas, com a descoberta do esquema de desvio de verbas supostamente encabeçado pelo então secretário Ed Pereira. No lugar de Katumi, na Câmara, ficará o Diácono Ricardo.
No mais, alguns outros nomes permanecem ao lado de Topázio, reafirmando a parceria de sucesso dos primeiros dois anos dele à frente da prefeitura, como Fábio Botelho, que está no “comando” do gabinete do prefeito, dona Zena Becker, que passa a atuar como será a secretária executiva de Parcerias Estratégicas e Investimentos Internacionais, e Bruno Oliveira, que continuará responsável pela comunicação e trabalho de imagem do prefeito. Aliás, Bruno é um nome cobiçado no momento. Notícias de bastidores dão conta de que o governador o queria à frente da comunicação do Estado. É, queria mas (pelo visto) não levou!
Vestibular
As inscrições do Processo Seletivo pela análise do Histórico do Ensino Médio da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) seguem abertas até quarta-feira, 15 de janeiro, por meio da página udesc.br/vestibular. Ao todo, estão disponíveis 664 vagas em 54 cursos de graduação gratuitos, presenciais e a distância.
A inscrição via histórico escolar é gratuita e destinada aos candidatos que concluírem o ensino médio ou equivalente até 15 de janeiro. A seleção ocorre pela análise da média final geral de conclusão do ensino médio.
Previdência Social
O Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC) expediu um ofício aos prefeitos dos 69 municípios catarinenses que possuem Regime Próprio de Previdência Social (RPPS), alertando sobre a importância da manutenção do equilíbrio atuarial e da estabilidade financeira. O expediente observa que os impactos de uma má gestão do RPPS podem afetar diretamente as finanças públicas e comprometer a capacidade do município de implementar políticas públicas.
Novo presidente
O prefeito de Tubarão, Estêner Soratto (PL), é o novo presidente da Associação dos Municípios da Região de Laguna (Amurel). Eleito por aclamação, ele irá contar ainda com o prefeito de Laguna, Petterson Crippa (PL), como 1º vice-presidente; e Lindomar Ballmann (PSD), prefeito de Rio Fortuna, como 2º vice-presidente.
Soratto deixou sua cadeira na Alesc para assumir a prefeitura do município após vencer com números expressivos nas eleições de outubro de 2024.
Aumento do IPTU
Sobre o aumento no IPTU de cerca de 360% em Florianópolis, a Associação Empresarial de Florianópolis (ACIF), a Associação Catarinense de Bares e Restaurantes (ABRASEL/SC) e a Câmara de Dirigentes Lojistas de Florianópolis (CDL), protocolaram uma solicitação de revisão do reajuste. As entidades apontaram que o aumento abrupto compromete o planejamento financeiro dos negócios, muitos ainda se recuperando dos impactos da pandemia de COVID-19.
Para o presidente da ACIF, Célio Bernardi, o momento exige atenção e agilidade. “Sabemos que o início do ano é marcado por compromissos, ainda mais para o setor gastronômico em plena alta temporada. No entanto, seguimos atentos e atuando em prol dos nossos associados e do ambiente de negócios da cidade.”
As entidades continuarão atuando para minimizar os impactos ao setor e buscar soluções que preservem a saúde financeira dos negócios. O apoio das associações tem sido essencial para que empresários tenham voz nas decisões que afetam diretamente a economia local.