Pelo Estado | Topázio Neto segue na frente na Capital

Mesmo levando pedrada de todos os lados, Topázio Neto (PSD) se mantém inabalável na liderança, de acordo com a última pesquisa eleitoral, divulgada pela Quaest e, contratada pela NSC Comunicação.

Os números apontam uma tendência assustadora para os adversários do atual prefeito, que é a vitória em primeiro turno.

Segundo a pesquisa, Topázio está com 43% das intenções de votos e segue com tendência de crescimento. Já os segundos lugares, o deputado estadual Marquito (Psol) e o ex-prefeito e senador, Dário Berger (PSDB), estão tecnicamente empatados e mais de 25 pontos atrás de Topázio, com 15%. Sendo que Marquito vem também em crescimento.

Isso mostra que a aliança Dário e Gean não surtiu o efeito esperado, assim como o apoio do presidente Lula ao candidato do PT, o ex-vereador Lela, que segue em terceiro lugar, com apenas 6% das intenções de votos.

As estratégias, nesta reta final de campanha, são para tirar votos suficientes do atual prefeito e tentar levá-lo ao segundo turno, pelo menos. Mas a previsão não é boa para os concorrentes, já que, de acordo com a mesma pesquisa, em um possível segundo turno, o candidato do PSD também sairia vitorioso.

 

Marilisa assume o governo

Jorginho Mello (PL) se licenciou do governo do Estado na noite desta quarta-feira, 18, quando transmitiu o cargo para a vice-governadora Marilisa Boehm. Até o próximo dia 30, sem receber vencimentos, ele vai para a campanha, apoiar candidaturas do PL. Esta é a terceira vez que Marilisa trabalha como governadora em exercício. Entre os primeiros compromissos já confirmados, ela participa na noite de hoje da abertura da Omnivarejo, que une as convenções nacional e estadual do comércio lojista, em Balneário Camboriú. Na próxima quarta-feira, ela se reúne com a secretária de Estado da Assistência Social, Mulher e Família, Maria Helena Zimmermann, e técnicos da pasta para dar andamento ao Plano Estadual de Políticas Públicas voltadas às mulheres.

 

 

Candidatura deferida

Elizeu de Mattos (MDB) teve, há poucas semanas das eleições, sua candidatura finalmente deferida! Concorrendo à prefeitura de Lages, ele, que já comandou a cidade, estava na corda bamba da Justiça Eleitoral por um processo que respondia enquanto ainda estava na prefeitura do município. Na votação realizada nesta terça-feira, 17, Eliseu venceu por 5 votos a 2.

 

Cobrança

A partir de 23 de setembro de 2024, a Celesc começará a cobrar pelo uso de suas estações de recarga de veículos elétricos em Santa Catarina. Após quase 10 anos de serviço gratuito, essa mudança visa garantir a manutenção e a expansão de um dos maiores corredores elétricos do Brasil, promovendo maior disponibilidade e confiabilidade das estações de recarga. O pagamento será realizado exclusivamente por meio do aplicativo “Eletroposto Celesc”, disponível nas lojas de aplicativos.

 

Indústria

A produção industrial catarinense cresceu 6,5% no acumulado dos sete primeiros meses do ano, desempenho acima da média nacional no período, que foi de 3,2%. O resultado reflete o crescimento da indústria de bens de capital, que inclui ramos como a fabricação de máquinas e equipamentos e equipamentos elétricos, por exemplo, e que apresentou incremento de 11,6% no ano até julho, segundo dados do IBGE.

 

Comemoração

O anúncio do Ministério dos Transportes, nesta semana, da contratação de um consórcio de empresas para elaboração dos projetos para a duplicação da rodovia federal BR-282 no grande oeste catarinense, foi festejada pela Associação Comercial, Industrial, Agronegócio e Serviços de Chapecó (ACIC). O presidente da ACIC, Helon Rebelatto, havia apelado para o governo federal agilizar a licitação e a contratação da empresa que fará o projeto de duplicação da BR-282, principal via de acesso ao oeste e, também, maior rota para o trânsito da imensa produção agroindustrial da região aos portos e aos grandes centros de consumo.

 

Acesso rápido

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) informou que está verificando os relatos de acesso à rede social X, na manhã desta quarta-feira, 18, após usuários relatarem que conseguiram acessar a rede. O X está bloqueado no país desde o último dia 30, por ordem do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, que determinou a suspensão do X no Brasil depois que a plataforma descumpriu decisões judiciais, fechou o escritório da companhia no país e não apresentou representante legal para atuar no Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.