Pelo Estado | Programa de incentivos atrai investimentos para SC

Com o objetivo de apoiar e atrair novos negócios para Santa Catarina, o governador Jorginho Mello aprovou a inclusão de 50 projetos em programas de incentivo fiscal oferecidos pelo Governo do Estado. Juntas, as 42 empresas contempladas nesta rodada pelos programas Prodec, Pró-Emprego e com o Tratamento Tributário Diferenciado 489 (TTD 489) vão investir R$ 4,4 bilhões e gerar 18,6 mil empregos diretos e indiretos até 2028.

A assinatura dos novos contratos ocorreu nesta quarta-feira, 20, na Casa d’Agronômica, em Florianópolis. O ato contou com a participação da vice-governadora Marilisa Boehm, dos secretários Cleverson Siewert (Fazenda) e Jonianderson Menezes (adjunto da Indústria, Comércio e Serviço), de lideranças políticas, dirigentes de associações e federações industriais. A programação reuniu também representantes das empresas contempladas nesta que é a terceira rodada de assinaturas de 2025 e a 11ª edição desde o início do atual governo.

As propostas contempladas nesta rodada preveem a instalação e/ou expansão de fábricas, construção de subestações de energia elétrica e compra de maquinário para o aumento da produtividade industrial.

Os incentivos concedidos pelo Governo do Estado vão da postergação de ICMS (Prodec) à desoneração do imposto na aquisição de bens, mercadorias e serviços (Pró-Emprego). Já o TTD 489 diz respeito à autorização de limites adicionais para transferência de créditos, sendo condicionado a investimentos em projetos de expansão de atividades ou à criação de novos negócios.

As projeções da Secretaria de Estado da Fazenda mostram que, com o crescimento da produtividade viabilizado pelos incentivos estaduais, as empresas contempladas nesta rodada devem ter um incremento total de R$ 46,3 bilhões nos respectivos faturamentos até 2028.

 

Quinto Constitucional

O deputado estadual Rodrigo Minotto (PDT) protocolou uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) na Alesc que estabelece a idade mínima de 55 anos, na data da posse, para os nomeados ao cargo de desembargador, pelo quinto constitucional do Tribunal de Justiça (TJ-SC).

O pedetista argumenta que a medida visa aperfeiçoar o perfil de investidura no segundo grau do Judiciário, com foco na maturidade decisória, na estabilidade institucional e na segurança jurídica. Segundo o parlamentar, a proposta não interfere na composição do quinto constitucional nem restringe a pluralidade do processo de escolha.

A emenda propõe ainda uma cláusula de transição, garantindo que a nova exigência não se aplique aos processos de formação de listas já em andamento, respeitando o devido processo legal e a confiança legítima dos envolvidos.

Atualmente, há uma lista de nomes que concorrem ao cargo de desembargador como o deputado estadual Ivan Naatz (PL), o ex-Procurador Geral do Estado, Marcio Vicari. Em setembro, o Conselho Estadual da OAB-SC forma a lista de 12 nomes a ser colocada para votação em consulta interna entre todos os associados da entidade catarinense.

 

Abrasel

Uma comitiva da Abrasel SC esteve em Brasília para entregar aos senadores e deputados federais catarinenses o plano de reestruturação do setor de alimentação. O documento, que foi feito a partir de um estudo inédito desenvolvido pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), mostra que a grande maioria dos bares e restaurantes brasileiros está endividada e propõe a desoneração da folha de pagamento como estímulo à formalidade, ao aumento de produtividade e crescimento das empresas. Segundo Juliana Débastiani, presidente da Abrasel SC, as primeiras conversas com senadores e deputados tiveram como objetivo apresentar os resultados do estudo e mostrar o impacto do setor na economia brasileira.

 

TIM

Com foco em expandir sua atuação no segmento de pequenas e médias empresas (PMEs), a TIM está em busca de novos parceiros comerciais em diversas cidades de Santa Catarina. O parceiro TBP (TIM Business Partner) é o empresário, empresária ou comerciante que se interesse em atuar na área de vendas em telecomunicações. Em SC, a operadora planeja essa expansão da rede de vendas principalmente em: Florianópolis, Balneário Camboriú, Brusque, Canoinhas, Jaraguá do Sul, Joinville, São Francisco do Sul, São Bento do Sul, Mafra, São José, Tubarão, Laguna, Chapecó, Concórdia, Pinhalzinho, Xanxerê e Maravilha. Quem tiver interesse entrar em contato pelo e-mail: lumdsilva@timbrasil.com.br.

 

Violência Política de Gênero

Na última quarta-feira, 20, a Alesc foi palco de uma audiência pública histórica sobre o enfrentamento à violência política de gênero. A iniciativa partiu da Comissão de Direitos Humanos e Família e foi proposta pela deputada estadual Paulinha (Podemos), coordenadora da Bancada Feminina e da Secretaria da Mulher da Alesc. Mais do que avaliar a aplicação da Lei 14.192/2021, que trata da prevenção, repressão e combate à violência política contra a mulher, a audiência teve como propósito central mostrar que as mulheres não estão sozinhas e que a política catarinense precisa avançar para garantir respeito, segurança e igualdade.

 

Startup Summit

A abertura de um dos principais eventos do ecossistema de startups e inovação do Brasil, o Startup Summit, será daqui seis dias. De 27 a 29 de agosto, o CentroSul, em Florianópolis, vai receber milhares de empreendedores, investidores, executivos de grandes empresas, representantes do poder público e profissionais de todo o país e do exterior.

Organizado pelo Sebrae Startups em parceria com a Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE), o evento terá três dias de programação intensa, com 20 trilhas de conteúdo que abordam temas como inteligência artificial, captação de recursos, saúde, energia, agronegócio, varejo e internacionalização. Mais de 200 palestrantes já estão confirmados, entre eles nomes de destaque no cenário global de tecnologia e negócios, como Tom Gruber (cofundador da Siri/Apple), Carolina Strobel (Antler), Guilherme Horn (Whatsapp/Meta), Daniele Amaro (Paytrack) e Diego Contezini (Asaas).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.