Pelo Estado | Movimentação para garantir avanço nas obras do Contorno da Grande Florianópolis

O empresário Luiz Carlos Goedert, o Luizinho da Regional, manifestou espanto na convenção do PP, onde foi homologado candidato a deputado estadual, que a obra do Contorno Viário da Grande Florianópolis esteja 10 anos atrasada e nenhuma multa tenha sido aplicada à Arteris Litoral Sul, concessionária responsável pelo trecho.
Isso foi no sábado.
Na segunda, o senador Esperidião Amin, como faz todos os meses, participou de inspeção às obras que, dessa vez contou com a presença do diretor-geral da ANTT, Rafael Vitale Rodrigues.
Na quinta, o senador anunciou que vai encaminhar informações sobre a “interminável novela” à Procuradoria da República, pedindo que sejam aplicadas penalidades previstas em termo de ajustamento de conduta e continuidade da ação civil pública em consequência ao descumprimento pela Autopista Litoral Sul.
“A preocupação é com as intersecções do Contorno com as BRs 101 (Trombeta) e 282, além da passagem no Alto Aririú e os túneis 2 e 3. Não esquecendo do Ponto de Parada e Descanso de Motoristas. São pontos críticos cruciais para que o cronograma seja possível de ser cumprido. Infelizmente o que se vê é um ambiente de total abandono nesses pontos”, desabafou Amin.
Além de ser a mais importante obra rodoviária do Brasil, na sala de visitas do Estado que se diz mais bolsonarista do Brasil, as notícias de que a Arteris, que também administra a rodovia Régis Bittencourt em São Paulo, foi colocada à venda deixou a turma ainda mais inquieta. Até o Pitanta, vereador Nirdo Artur Luz, que completa seu 11º mandato na Câmara de Palhoça.

Cardápio nacional 
Senador e candidato à reeleição pela Frente Democrática, Dário Berger (PSB), presidente estadual do PSB, ex-deputado federal Cláudio Vignatti, e pré-candidato a deputado estadual pelo PSB enfermeiro Gelson Albuquerque jantaram na quinta com o ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin. Na véspera da convenção que o tornou candidato a vice de Lula. Santa Catarina, com o gesto de Berger de atender pedido de Lula e abrir mão da candidatura a governador para Décio Lima (PT), passou a ter valor de sobremesa na aliança. Agora repare na coincidência: Gelson está em Santa Catarina desde 1992, quando se tornou professor da Ufsc, mas é gaúcho, militou no movimento estudantil e é irmão de Beto Albuquerque. A dupla está no PSB desde antes da tragédia com Eduardo Campos. O PT desejava com todas as forças que Beto Albuquerque retirasse sua pré-candidatura ao governo do Rio Grande do Sul em favor de Edegar Pretto. Beto viajou à Brasília dizendo que não retiraria, mas no final das contas, mesmo muito contrariado, teria repetido o gesto de Berger.

Fiscalização Crea-SC 
Crea-SC deflagrou esta semana a primeira etapa da fiscalização de impacto da regional Sul. Com foco na área de agronomia e construção civil, a ação abrange as inspetorias de Tubarão, Criciúma e Araranguá. Na primeira semana, 13 agentes fiscais deram conta de aproximadamente 450 visitas concentradas em Tubarão. “O objetivo da ação é ser orientativa, esclarecendo sobre a correta interpretação da legislação e também sobre os procedimentos de regularização”, informa o gerente de Fiscalização, engenheiro ambiental Ingo Eugênio Dal Pont Werncke. Segundo ele, nas próximas semanas serão fiscalizados os demais municípios nas inspetorias de Criciúma e Araranguá.

Fecomércio
Enquanto se prepara para dar posse à nova diretoria, em 9 de agosto, a Fecomércio SC tratou esta semana de estratégias para o turismo no Congresso Nacional e cenário da legalização dos jogos e cassinos no Brasil. Foi a primeira reunião presencial da Câmara Empresarial de Turismo da Fecomércio desde o início da pandemia. Presidente e vice eleito para a gestão 2022/2026, Hélio Dagnoni atua no associativismo empresarial há mais de três décadas em Balneário Camboriú e na atual gestão é vice-presidente de Turismo.

Com os tucanos
A conta do PP é que Esperidião Amin teria um patrimônio de largada de aproximadamente 1 milhão de votos. Pela sua história e entusiasmo. “Não temos de pedir desculpas por erros de corrupção ou má-fé”, garante. Se tiver nova chance, pretende priorizar os jovens e a meritocracia. “Tive oportunidades, fui o prefeito mais jovem do Brasil, aos 28 anos, deputado federal aos 32. Então, para cada maduro no governo, terá um jovem ao lado”, afirmou. A conta do PSDB é que Esperidião é o candidato original de Bolsonaro em Santa Catarina. O PSDB mudou a história de Amin na eleição de 2002, ao preferir Luiz Henrique.

Polo de desenvolvimento
Com um recorte de 20 anos, estudo de seis pesquisadores da Univille aponta que a ArcelorMittal Vega ajudou a consolidar o polo siderúrgico no Norte de SC. A unidade de transformação de aços planos entrou em operação em 2003, em São Francisco do Sul, alimentando ampla cadeia de fornecedores, valorizando mão de obra local, gerando renda, arrecadação e desenvolvimento. “Com base nos dados e conclusões do estudo, poderemos dar andamento à nossa trajetória, ampliar nossas interações e contribuições, principalmente para a comunidade local”, aponta Sandro Sambaqui, gerente geral da indústria.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.