Pelo Estado | Eua: eleições indiretas e sistema do “leva tudo”

O resultado das eleições nos EUA pode demorar dias para ser divulgado. Isto porque, diferente do que acontece no Brasil, as eleições não são diretas. A apuração é, na prática, o conjunto do resultado das eleições estaduais.

Outro fator que dá ainda mais morosidade ao resultado é o fato de que a votação pode ocorrer no dia da eleição ou, a depender do estado, antecipadamente nas zonas eleitorais ou ainda por correio. Vence no colégio eleitoral aquele que primeiro fizer 270 votos. Isto porque o colégio eleitoral dos EUA é formado por 538 delegados. O número de delegados por estado é proporcional ao tamanho da população, o que define também seus representantes no Legislativo.

Em quase todos os estados norte-americanos, utiliza-se um sistema chamado “the winner takes all”, no qual “o vencedor leva tudo”. Ou seja, existe a possibilidade de que seja eleito o candidato menos votado, caso tenha vencido a disputa nos estados mais populosos – portanto, com maior número de delegados. Por isso, o alvo preferencial das campanhas eleitorais, com grandes chances de definir o resultado final do pleito, são os estados com os maiores colégios eleitorais e os estados conhecidos como pêndulos, por não terem uma preferência definida por republicanos ou democratas, como Arizona, Carolina do Norte, Geórgia, Michigan, Nevada, Pensilvânia e Wisconsin.

O fato é que, numa disputa acirrada como a deste ano, entre Kamala Harris e Donald Trump, o resultado definitivo pode levar um bom tempo para ser conhecido. E é depois deles que os demais países irão definir como levar suas economias em relação a maior potência mundial, os EUA.

 

A volta de Beto Martins

Batido o martelo, Beto Martins voltará à Secretaria de Portos e Aeroportos em janeiro, após negociação com o governador Jorginho Mello (PL). A Secretaria estava no pacote de acordo com o MDB, contudo, não vingou e, até a retomada de Beto, quem está à frente é o adjunto, Ivan Amaral.

Até o momento, o MDB está com a Secretaria de Agricultura, de Segurança Pública para definição. O deputado emedebista, Jerry Comper, segue à frente da Infraestrutura e, pelo que tudo indica, com mais autonomia que antes.

 

PPP da iluminação pública

A Quantum Engenharia, de São José, venceu a concorrência pública de Parceria Público-Privada (PPP), na modalidade concessão administrativa, para fornecimento de serviços de eficientização, operação e manutenção da iluminação pública (IP), e implantação, operação e manutenção da infraestrutura de telecomunicações e de usinas fotovoltaicas no município de Garopaba-SC. O prazo de vigência da concessão é de 25 anos, com início ainda em 2024. A empresa será responsável por operacionalizar e manter as melhorias, sendo que o foco inicial será substituir as antigas lâmpadas de vapor de sódio por modernas lâmpadas de LED nos 7.040 pontos existentes atualmente. A mudança economizará energia e contribuirá para a implementação de outras tecnologias inteligentes.

 

Líderes 2024

O LIDE Santa Catarina está na reta final para a realização do Prêmio Líderes 2024, um dos eventos mais aguardados do setor empresarial catarinense, que será realizado nesta quarta-feira, 6, na Alameda Casa Rosa, em Florianópolis. A cerimônia reunirá líderes e representantes de empresas que impulsionam a economia e contribuem para a sociedade de Santa Catarina. Ao todo, os finalistas do Prêmio Líderes 2024 competem em cinco grandes categorias, que englobam desde setores específicos, como indústria e agronegócio, até temas emergentes como ESG e inovação corporativa.

 

Tour cervejeiro

A Grande Florianópolis acaba de ganhar uma rota turística que promete atrair apaixonados por cervejas artesanais de todo o Brasil. Lançado pela União Cervejeira, o Beer Tour Grande Floripa é um projeto que une sabor e tradição em um roteiro cuidadosamente planejado para proporcionar uma experiência completa nas cervejarias locais. Com apoio do Sebrae/SC, da Associação de Micro e Pequena Empresa (AMPE) e da Federação das Associações de Micro e Pequenas Empresas e dos Empreendedores Individuais (FAMPESC), o tour pretende fortalecer a economia local e posicionar a região como referência no turismo cervejeiro brasileiro. Com a participação de 11 cervejarias locais, o Beer Tour permite que os visitantes escolham o seu próprio roteiro, personalizando a experiência de acordo com seus interesses. Os participantes podem agendar visitas em grupo ou individuais diretamente com as cervejarias, garantindo flexibilidade e um atendimento diferenciado.

 

Rolo Compressor

A Receita Federal, em ação conjunta com a Polícia Federal e a Controladoria-Geral da União (CGU), cumpriu, nesta terça-feira, 5, uma série de mandados de prisão, inclusive em Santa Catarina,  com o objetivo de desarticular um complexo esquema de fraudes em licitações, desvios de recursos públicos e corrupção no Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes do Paraná (DNIT/PR). O alvo das investigações envolve funcionários públicos vinculados à Superintendência do DNIT/PR e empresas contratadas pelo órgão. A ação é uma continuação da operação Rolo Compressor, deflagrada em janeiro de 2022. De acordo com as investigações, os servidores investigados aprovavam obras rodoviárias superfaturadas ou com outras irregularidades, mediante recebimento ilícito.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.