Não tá fácil para o pessoal da Capital. Já nos primeiros dias do ano, duas notícias pesaram (e muito) no bolso da população. Principalmente, de comerciantes.
O aumento da tarifa de ônibus em 15%, anunciado como o mais alto do país, e o aumento do IPTU para alguns imóveis comerciais de Florianópolis que chegam a 360% vai fazer uma grande diferença na hora dos empresários fecharem as contas. A alteração ocorreu devido a uma reclassificação de imóveis feita pela Prefeitura. Alguns estabelecimentos passaram de “casa comercial” para “loja comercial”, resultado do Projeto de Atualização e Manutenção Cadastral Imobiliária (PAC), implementado em 2024 para corrigir falhas no cadastro fiscal.
Entidades empresariais, como a ACIF, ABRASEL/SC e CDL se mostraram insatisfeitas com o fato, mas nada puderam fazer, além de um comunicado agradecendo a prefeitura pela sensibilidade em parcelar com descontos o IPTU destes imóveis que tiveram os valores aumentados. Mas para tanto, os proprietários devem estar em dia com os débitos fiscais e desistir de litígios em andamento sobre a reclassificação.
É, não tem para onde correr.
Novo superintendente do Porto de Itajaí
O processo de transição do Porto de Itajaí, do município para a administradora do Porto de Santos está apenas no início. Depois de Décio Lima (PT) indicar o advogado João Paulo Tavares Bastos para ser o interlocutor do Porto de Santos junto ao Porto de Itajaí, agora, a empresa responsável pela infraestrutura pública do Portos de Santos anunciou o advogado André Leme da Silva Fleury Bonini para superintendente interino em Itajaí.
Bonini vem para “tapar os furos” que a tal transição deixa no porto, como os contratos que ficaram pendentes depois que os seus responsáveis foram exonerados. Ele está há menos de um ano na empresa e, pelo próprio cargo que ocupa (já que é interino) parece que não deve esquentar a cadeira.
Sem controle
Na coluna desta terça-feira, 7, comentamos sobre a exploração de turistas e a falta de fiscalização do acesso à Ilha do Campeche, que ficou a cargo da prefeitura, que até lançou um decreto para fazer tal controle, mas que até agora não foi posto em prática.
Agora, foi divulgado que o número de visitantes na Ilha tem ultrapassado em muito o limite de 800 pessoas por dia, colocando em risco a preservação da Ilha, que “teoricamente” é o que justifica o alto custo para se chegar e ficar no local. Um sacrifício da natureza em favor do lucro. Que triste!
Vamos aguardar a prefeitura de Florianópolis se manifestar.
Novos secretários
O prefeito de Florianópolis, Topázio Neto (PSD) anunciou o nome de seu novo secretário da Educação. Será o ex-secretário da mesma pasta em Goiás, Thiago Peixoto. Ele seria o trunfo desta gestão para elevar as notas de Florianópolis no Índice Nacional de Educação Básica, que anda deixando a desejar. Além de Thiago, Topázio deve fazer outras mudanças no seu secretariado, com base na reforma administrativa que foi aprovada pela Câmara ainda no final de 2024. Já estão confirmados o ex-deputado Bruno Souza (PL), na Assistência Social, Ronaldo Freire, no comando da Casa Civil, e Alexandre Waltrick Rates na Secretaria de Meio Ambiente.
Chapa única
Com eleição de chapa única, já está tudo acertado para a posse da nova mesa diretora da Alesc em fevereiro. Júlio Garcia (PSD) será o presidente, com Fernando Kreling (MDB) de vice. O segundo vice será o deputado Padre Pedro Baldissera (PT). Já a 1º, 2º, 3º e 4º secretarias ficarão com Ana Campagnolo (PL), Marcos da Rosa (União Brasil), Lucas Neves (Podemos) e Oscar Gutz (PL), respectivamente.
Lucas Neves ainda disputa a vaga com a deputada Paulinha (Podemos).
Oportunidade
Santa Catarina inicia o ano de 2025 com vagas de emprego abertas em todas as regiões. O Sistema Nacional de Emprego (Sine) no estado possui 5.086 postos de trabalho à disposição para trabalhadores com ou sem experiência e oferta em diversas áreas de atuação. Do total de vagas, 180 são exclusivas para pessoas com deficiência (PCDs). Os trabalhadores interessados em preencher uma das mais de 5 mil vagas disponíveis devem procurar a unidade do Sine mais próxima com documento oficial. As vagas de emprego podem ser conferidas diariamente pelo Portal Emprega Brasil.
Nomeado
Assim como prometido, quem assume a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação de São José nos próximos dias será Silvinei Vasquez, cabo eleitoral atuante de Orvino Coelho (PSD) durante a campanha à reeleição, quando já havia sido anunciado como secretário e responsável por projetos como a construção da Beira-Mar de Barreiros. Silvinei, que foi diretor da Polícia Rodoviária Federal no governo Bolsonaro, passou quase um ano preso por suspeita de interferir nas eleições de 2022.
A nomeação de Silvinei ganhou repercussão nacional.