O que antes era uma guerra ideológica está tomando proporções assustadoras e virando uma guerra física. E quem achava que a violência política era coisa de regime extremista, está enganado, porque a coisa está ultrapassando os limites do bom senso aqui mesmo no Brasil, onde ainda vivemos em uma democracia.
E um dos alvos desses “politicamente intolerantes” está bem aqui, na Casa D’Agronômica, em Florianópolis. Mensagens de um grupo de Whatsapp foram vazadas e revelaram um possível ataque ao governador de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL).Tudo começou quando um servidor da prefeitura de Benedito Novo avisou que iria para um evento onde o governador estaria. Logo em seguida, outros homens incitaram-no a possivelmente atacar Jorginho com uma faca. Frases como “Não esquece dos molotov”, “vê se essa faca tá afiada mesmo”, “e não esquece de rodar depois, importante!!” e “enferrujada. E bem suja” foram enviadas por outros homens ao servidor.
Uma operação cumpriu mandados de busca e apreensão em Santa Catarina, São Paulo e Paraíba, contra cinco homens que enviaram estas mensagens.
Será mesmo que a sociedade está tomando este rumo? Será que chegaremos em um estágio em que a única linguagem possível seja a da violência?
Na política, perdeu-se completamente o respeito pelo próximo e a divergências só podem ser resolvidas na base da bala, como num velho filme de faroeste. Só que nesse bang bang não tem mocinho e nem bandido, tem o povo se matando por dinheiro e poder, quando o correto seria que estivessem todos unidos em prol da humanidade. Afinal, a política tem como finalidade regular conflitos sociais, não gerá-los.
Candidato do PSD
O encontro nacional do PSD, realizado na última semana em Florianópolis, reforçou a posição do partido em Santa Catarina. Diante das principais lideranças do país, o presidente nacional da sigla, Gilberto Kassab, confirmou que João Rodrigues vai disputar o Governo do Estado em 2026. O evento contou com a presença de figuras de destaque no cenário político nacional, como os governadores Eduardo Leite, do Rio Grande do Sul, e Ratinho Júnior, do Paraná, apontados como presidenciáveis do partido.
Com isso, a saída de Topázio Neto do partido fica ainda mais evidente. O prefeito da Capital deverá retornar ao Republicanos.
Presidente estadual do PT
O deputado estadual Fabiano da Luz tomou posse como presidente estadual do PT-SC no último sábado, 13, durante o Encontro Estadual do Partido, realizado em Lages. O evento reuniu mais de 600 pessoas com a participação de lideranças petistas e de outros partidos e movimentos sociais e sindicais.
O novo presidente destacou que a prioridade da nova gestão é organizar a Executiva, unificar o partido e estruturar as bases para que o PT-SC esteja preparado para disputar as próximas eleições em condições de igualdade com qualquer legenda.
Regularização
Nos dias 29 e 30 de setembro, Chapecó será palco do lançamento da Marcha pela Regularização Rural, iniciativa inédita no Brasil que busca garantir segurança jurídica no campo, valorização da propriedade e fortalecimento do agronegócio catarinense.
O movimento é promovido pelo Registro de Imóveis do Brasil – Seção de Santa Catarina (RIB/SC) em parceria com a Corregedoria-Geral da Justiça de SC (CGJ/SC) e nasce a partir de normativa pioneira editada pela CGJ/SC, destinada a transformar a realidade fundiária do estado.
Liderança feminina
A Orsegups, referência nacional em segurança eletrônica, lançou o Protagonistas, iniciativa para incentivar o crescimento pessoal e profissional das colaboradoras e apoiar o desenvolvimento de lideranças femininas. Nos dias 8, 9 e 10 de outubro, a programação contará com palestras sobre carreira, finanças e saúde mental, conduzidas por especialistas como Fernanda Quadros, Aline Costa Araújo e Viviane May. O projeto integra as ações da empresa voltadas à valorização, inclusão e respeito no ambiente de trabalho.
Sustentabilidade em Itajaí
A modernização da iluminação pública em Itajaí ganhou um diferencial: a QLuz, concessionária liderada pela Quantum Engenharia, transformou 46 toneladas de resíduos retirados das ruas em matéria-prima para a indústria. A receita obtida com a venda dos materiais financia a descontaminação das lâmpadas, fechando o ciclo sustentável da operação. A iniciativa evita impactos ambientais, reduz emissões de CO₂ e fortalece a economia circular no estado.
Sessão Especial
Uma Sessão Especial do Senado Federal celebrou nesta segunda-feira, 15, o aniversário de 50 anos da Secretaria de Articulação Nacional (SAN) e os 30 anos da Procuradoria Especial em Brasília. Desde 1995, o escritório — vinculado à Procuradoria-Geral do Estado (PGE/SC) — é o responsável por defender os interesses de Santa Catarina junto às cortes superiores de Justiça e órgãos federais.
O procurador-geral do Estado, Marcelo Mendes, esteve presente na solenidade ao lado do governador do Estado, Jorginho Mello, da vice-governadora, Marilisa Boehm, da secretária de Articulação Nacional, Vânia Franco, e dos senadores Esperidião Amin (PP), Ivete da Silveira (MDB) e Jorge Seif (PL).