Pelo Estado 13/06/2023 | Renúncia fiscal em pauta

Foto: Eduardo Valente/Secom

Na última semana, durante a posse de Otmar Muller como presidente da SCGÁS, uma frase de Jorginho Mello (PL) chamou a atenção. Ele disse que renúncia fiscal não é perda de receita, mas um investimento que se faz no estado.
Bom, agora, a frase precisa se justificar, porque a Alesc quer saber o que está e o que não está sendo um real investimento para Santa Catarina.

Na próxima quarta-feira, 4, será realizada uma audiência pública, coordenada pelo presidente da Comissão de Finanças da Casa, deputado Marcos Vieira (PSDB), para saber qual o valor que se deixa de arrecadar anualmente e quais os motivos para isso. Ou seja, quais setores da economia estão ganhando com o não pagamento de certos impostos das empresas que são beneficiadas com a isenção de impostos.

De acordo com o deputado, somente em 2023, Santa Catarina deixará de arrecadar R$ 23 bilhões e ele quer saber onde este dinheiro está sendo reinvestido, já que a ideia da renúncia fiscal é transformar o valor de impostos em ações que incentivem o desenvolvimento da região e porque o valor aumentou tão significativamente em relação ao último ano.
O tema já vem sendo discutido pelo Governo do Estado há tempos. Aliás, durante o Fórum Nacional de Governadores, realizado no último mês em Brasília, ele foi um dos pontos destacados quando se falou da Reforma Tributária e da possível aprovação de uma tributação única para o país. É que os Estados temem não poder usar esta “vantagem” da redução das cargas tributárias para atrair a instalação de grandes empresas.

 

Mais ajuda para a saúde

Em reunião do Conselho das Federações Empresariais de Santa Catarina (COFEM), realizada ontem, a secretária de Saúde, Carmen Zanotto (Cidadania), apresentou um panorama das ações na área e mostrou a situação crítica de diversos hospitais públicos do estado, principalmente na estrutura física das unidades e os representantes do COFEM se colocaram à disposição para auxiliar o poder público. Ela destacou que  plano do governo catarinense prevê como prioridade a política de acesso aos pacientes oncológicos, habilitação estadual de atenção alta complexidade em ortopedia, garantir leitos de UTI, aumentar a resolutividade dos casos pelas Unidades de Pronto Atendimento (UPAS), ampliar a execução de exames e procedimentos ambulatoriais e de iniciativas voltadas à linha de cuidado da saúde mental. Recentemente foram implementados 144 novos leitos de UTI e outros 100 estão em implantação.

Foto: COFEM/Divulgação

Prêmio

O Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) reforça que as inscrições para o 24º Prêmio Fritz Müller seguem abertas até 20 de junho de 2023 e podem ser realizadas no site do IMA neste link.

A premiação tem o objetivo de reconhecer empresas e organizações que desenvolvem projetos e iniciativas que vão além da legislação ambiental e que resultam em benefícios para o desenvolvimento sustentável. Podem participar empresas públicas e privadas, instituições, órgãos governamentais, cooperativas, ONGs, institutos e organizações que atuam em Santa Catarina, com projetos desenvolvidos no estado.

Gratuita e online, a inscrição pode ser feita no endereço: http://premios.ima.sc.gov.br/premio/7

 

Cultura

A Fundação Catarinense de Cultura (FCC), em parceria com o Ministério da Cultura (MinC), realiza hoje a Oficina sobre a Aplicação da Lei de Emergência Cultural Paulo Gustavo em Santa Catarina. A oficina é voltada aos gestores da área da cultura que atuam nas prefeituras dos municípios catarinenses e haverá transmissão ao vivo pelo YouTube da FCC, no youtube.com/@fundacaocatarinensedecultura.

 

CBMSC

O governador Jorginho Mello (PL) anunciou nesta segunda-feira, 12, o chamamento de 250 soldados e 15 cadetes aprovados em concurso público do Corpo de Bombeiros Militar (CBMSC), durante a solenidade de 20 anos de emancipação da corporação. Além disso, foram entregues viaturas e equipamentos, que somam R$ 13,1 milhões de investimento.

 

Alesc

A Comissão de Transportes e Desenvolvimento Urbano da Assembleia Legislativa promove, na próxima quinta-feira (15), audiência pública para discutir as deficiências da BR-101 no litoral Norte do estado. Proposta pelo deputado Emerson Stein (MDB), a intenção é reunir nesta audiência pública os órgãos competentes como Auto Pista Litoral Sul, ANTT, Ministério Público Federal, Tribunal de Contas da União, Polícia Rodoviária Federal entre outros e cobrar do Governo Federal uma aceleração no desenvolvimento e conclusão das obras.

 

Energy Show

A ACATE (Associação Catarinense de Tecnologia) promove entre os dias 19 e 22 de junho o 11° Energy Show com o objetivo de discutir tendências, inovações e novas possibilidades para o setor de energia. O evento é organizado pela Vertical de Energia e promove a conexão entre executivos, empresários e pesquisadores do ramo. A consequência disso é a criação de novos negócios e consolidação de tendências. O Energy Show também contará com transmissão online gratuita.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.