Projeto de autoria do vereador, Nelson Soares, nomeia o parque do bairro de João Ronchi Schwartz
Araranguá
João Ronchi Schwartz foi uma criança amada e muito esperada pelos pais, o major da PM, Diego Schwartz, e sua esposa, Indianara Colombo Ronchi Teixeira. Aos seis meses de gestação descobriram que a criança era portadora da rara Síndrome de Edwards ou trissomia do cromossomo 18, uma doença genética que causa uma série de alterações físicas e mentais em fetos e bebês recém-nascidos e que apresenta baixa expectativa de vida.
Após o parto, João sobreviveu seis meses necessitando de atendimento especializado e muito cuidado dos familiares. No entanto, os desafios de cuidar de um bebê especial não foi empecilho para os pais que chegaram a adaptar uma espécie de UTI no quarto do bebê para mantê-lo bem e acolhido em casa. “Sugeriram interromper a gestação quando tivemos o diagnóstico, mas esta não foi uma opção. João veio ao mundo com uma missão de nos ensinar sobre o verdadeiro sentido do amor”, contou o pai, Diego, no plenário da Câmara de Vereadores de Araranguá.
É que na sessão de quarta-feira da última semana, dia 10, uma lei de autoria do vereador, Nelson Soares, foi aprovada para nomear o Parque Infantil da Praça do bairro, Cidade Alta, de João Ronchi Schwartz. Segundo o vereador, esta não é apenas uma homenagem, mas uma forma de lembrar da luta destes pais que servem de exemplo no cuidado com seus filhos. “Na semana que comemoramos o Dia das Mães, este exemplo demonstrado na sessão de uma mãe que lutou bravamente pela vida de seu filho, é inspirador. Estes pais nos inspiram. Vamos eternizar o seu nome em um local onde ele nunca pode brincar, mas que certamente trará para a família algum alento ante a rápida passagem e de que ‘Joãozinho lutou pela vida”, argumentou o autor da lei.
Familiares e amigos prestigiaram a homenagem lotando os assentos do plenário da casa.