O poder da mentoria nas organizações e na vida pessoal

Iniciamos agradecendo a DEUS o nosso mentor em tempo integral e por toda a nossa existência.

Estamos diante de uma nova economia, diante de um novo tempo; onde a transformação dos tempos e a transformação dos modelos dos negócios criaram uma onda de obsolescência laboral disruptiva concomitante a uma demanda crescente por talentos que possuem as novas competências exigidas por esse novo normal; que é a transformação digital, inteligência emocional, a inteligência artificial, isso é um conjunto de competências, habilidades, atitudes relacionadas ao comportamento humano.

Eu ouso simplificar: que hoje temos que ter o CHA – dessa forma, são consideradas como características necessárias para que um profissional alcance os seus objetivos profissionais, aquilo que estabelece para a sua carreira. Ainda melhor dizendo: em dias atuais, além de você ter o (CHA) ainda tem que ser um eterno aprendiz. SIMPLES ASSIM!

Isso reflete a falta de paixão das pessoas da atualidade por um aprendizado continuado. Por outro lado, os trabalhadores declaram que os programas de treinamento das organizações e empresas em geral: não são extremamente eficazes e aqueles que querem se destacar estão olhando além do aprendizado e desenvolvimento oferecido por sua companhia. Eles buscam algo lá fora para completar a sua formação: e impactar sua vida como profissional: certíssimo; toda pessoa deve ser responsável por sua carreira profissional, se a empresa não lhe oferece algo para o seu desenvolvimento profissional: tudo certo o responsável por você sempre será você mesmo. Pois o dono desse conhecimento é você!

Vejam só: pesquisa nos mostram que mais da metade dos talentos de hoje diz que os programas de treinamento não são úteis ou que não tem tempo para participar. Perto da metade dos entrevistados descreve os treinamentos como “inútil e chato”. Contudo quase 60% das pessoas que possuem as novas competências da economia digital estão investindo seu próprio tempo e dinheiro para adquirir as novas habilidades exigidas.

Entre os mais antenados há a consciência da imensa onda de ameaças e oportunidades no mundo do trabalho. (isso é se está ruim de achar talentos ainda vai ficar pior). 55% desses talentos estão dispostos a trocar de organização se sentirem que estão estagnados no desenvolvimento de suas competências, e 58% declaram interesse em migrar para organizações que oferecem o desenvolvimento de habilidade digital, ou uma outra habilidade que o satisfaça.

Mas eu ainda fico muito preocupado é com também o desenvolvimento de nossos empreendedores, visto que, ainda viemos de uma galera que cresceu, fizeram fortunas, sem muito estudos; somente com a cara e a coragem e muito esforço, trabalho prolongado – Só que os dias são outros. O sucesso de ontem poderá ser o fracasso de hoje. Interessante que os empreendedores fiquem atentos as dores dos colaboradores, pois essas dores também vão doer no sucesso de sua empresa.

Por conta disso eu passo a falar de mentoria, coaching e consultoria: mentoria algo novo que estão nas praças e entrando nas organizações e fazendo muito sucesso, no desenvolvimento das organizações, preparando empreendedores e colaboradores. Sendo assim passamos a falar de MENTORIA.

Primeiro ao contratar um mentor certifique-se de sua experiência sobre a sua necessidade e de sua organização: Um mentor precisa ter experiência, saber transmitir conhecimento passar segurança, dar o exemplo, saber desafiar o mentorado, saber ouvir ativamente, ter didática, equilíbrio emocional, paciência, entre outros tantos conhecimentos habilidade e atitude (CHA). Que compõe a excelência na atuação.

Ainda existem muitas dúvidas sobre o que é mentoria e sobre as suas ferramentas. Mesmo entre os estudiosos e pesquisadores o tema ainda é possível encontrar delimitações desencontradas – imagina entre nós mortais – empreendedores e organizações.

O que posso afirmar é que a palavra mentor surgiu nada menos do que em 1750 na França. No dicionário da língua portuguesa, mentor é a pessoa que, pela sua sabedoria e experiência, ajuda outras pessoas como um guia ou como conselheiro. também é a pessoa que inspira outras pessoas.

Aproveitando a oportunidade é muito interessante esclarecer as diferenças de mentor, consultor e coaching!

MENTOR – COM SUA SABEDORIA E EXPERIÊNCIA – INSPIRA

CONSULTOR – COM O SEU DIAGNÓSTICO E FOCO NO PROBLEMA – RESOLVE

COACHING – TEM FOCO NO DESENVOLVIMENTO DA PESSOA

MENTORIA E SUA TIPIFICAÇÃO – mentoria é um arcabouço formado por diversas modalidades: Exemplo – Lembrando que as áreas em que a mentoria pode ser aplicada são inúmeras, podemos agrupá-las em: Negócios, profissão, pessoal e organizacional.

A IMPORTÂNCIA DA MENTORIA ORGANIZACIONAL

O mundo já considera talento mais importante que capital financeiro. Na América do Norte, 74% das organizações que responderam uma pesquisa realizada pela consultoria McKinsev caracteriza talento como mais crítico do que capital. Na Europa é de 72% e na Ásia, 58%. A procura de talento que conhece a metodologia ágeis, por exemplo já é quatro vezes maior que a oferta, e a demanda por talento de tecnologia é duas vezes maior que a oferta. Isso é 55% das empresas brasileiras que participaram da pesquisa, não possuem os talentos necessários para cumprirem com suas estratégias. E isso está se agravando, pois já está consagrado de que daqui para frente as competências necessárias para o trabalho mudarão sucessivamente. Nessa nova economia a única constante é a MUDANÇA.

É necessário que os empreendedores dessas organizações evoluem nesse sentido de como as pessoas aprendem?  Segundo a mesma pesquisa 86% dos entrevistados citaram isso como ponto importante ou muito importante. E no Brasil 75% dos respondentes perceberam um retorno positivo ao investir em upskilling (melhoria de competências) da força de trabalho.

A verde que a gestão de talentos ainda é um desafio para as empresas Brasileiras e em todo mundo. Nesse contexto entra o profissional denominado MENTOR, uma modalidade de desenvolvimento de pessoas, profissionalismo, empreendedorismo e organizacional.  Mas para isso os empreendedores tem que estar a par do conhecimento dos benefícios que esse profissional possa lhe ajudá-lo e mesmo desenvolver talentos e desenvolver a sua própria organização.

CONTE COMIGO; SIMPLES ASSIM!

Por conta disso eu deixo meu recado e de minha empresa a DOM MINGOTE: EMPRESA DE MENTORIA, PALESTRA ORGANIZACIONAL E EMPRESARIAL.

EU DOMINGOS ADILIO DE SOUZA

DOMINGOS: MENTOR, PALESTRANTE ORGANIZACIONAL EMPRESARIAL.

FONTE – DO Livro Mentoring de Marcus Ronsoni – adaptação – DAS.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.