Em Timbé do Sul, as temperaturas ficaram entre 0 e 2°. Fenômeno da neve já havia ocorrido antes, mas não em tamanha proporção. O último registro neve em grande quantidade foi em 2013.
A noite gelada de quarta-feira, dia 8, trouxe um verdadeiro espetáculo à cidade de Timbé do Sul. Moradores e turistas puderam se divertir com a queda de neve no município, fenômeno que já tinha ocorrido antes, mas não em tamanhas proporções. “Era muita neve. Sempre cai, mas não nessa quantidade. A última, forte assim, parece que caiu em 2013”, relata Ivan Boteon, influencer que aproveitou a noite fria para captar belas imagens.
Ivan saiu de carro pela cidade e voltou a ser criança brincando na neve. “É uma sensação inexplicável, foi maravilhoso. Estava tudo branco na cidade, as estradas congelaram, minhas mãos congelaram duas vezes, ardia. Era muito frio”, continua.
A expectativa é que o fenômeno se repita nesta sexta-feira, e por isso, Ivan não quer perder a chance de aproveitar a experiência. “A gente se diverte”, arremata.
O frio e as belas paisagens, tingidas de branco na cidade, trouxeram muitos turistas a Timbé do Sul. Nos vídeos postados por Boteon, é possível ver que muita gente aproveitou a chance de fazer bonecos de neve e brincar em meio aos flocos brancos que caíam. Outros moradores também postaram fotos e vídeos da nevasca nas redes sociais.
A intensa onda de frio, provocada por uma massa de ar polar, trouxe, além da neve, geada e temperaturas negativas em muitos municípios catarinenses.
Em Bom Jardim da Serra os termômetros marcaram -8,6°C, a menor temperatura registrada no Brasil neste ano. O recorde anterior era de -8,2°C registrado em 20 de julho, em Urupema, conforme medição do Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina (Epagri/Ciram). Em Timbé do Sul, as temperaturas ficaram entre 0 e 2°C.
A Defesa Civil do município de Timbé do Sul, juntamente com o Corpo de Bombeiros de Turvo foi até a divisa dos estados SC/RS para atender uma ocorrência onde uma família que viajava em um trailer, na expectativa de ver a neve, acabou atolando o veículo que se encontrava com risco de tombamento devido a posição em que se encontrava e a força do vento. Com muito trabalho e apesar de estar nevando no momento, o resgate foi bem sucedido.
Apesar de proporcionar belas imagens, o frio também pode causar transtornos e problemas. Desde o início da semana, municípios da região estão se mobilizando para retirar pessoas das ruas e auxiliar famílias em situação vulnerável.
Segundo a assessora de Políticas Públicas da Amesc, Rosangela Paulino Alexandrino, todos os 15 municípios do Extremo Sul acionaram suas equipes de Assistência Social e Defesa Civil e estão preparados para atender a população vulnerável.
A boa notícia (ou não) é que o frio deve ceder nos próximos dias. “A condição de frio intenso vai perder força no final de semana, quando deve voltar a chover”, disse o meteorologista da Epagri/Ciram Marcelo Martins.
Que show