O que é produtividade?
Segundo Michael Porter, professor e pesquisador da Harvard Business School, em seu livro “ A vantagem competitiva das nações”, a principal meta de um país é produzir um padrão de vida elevado e ascendente para os seus cidadãos. A capacidade de conseguir isso depende da produtividade com a qual os recursos ( trabalho e capital) são empregados. A produtividade é o valor do que é produzido por uma unidade de trabalho ou de capital.
Para entender de uma forma global e ao mesmo o tempo simplificada podemos conceituar, identificado na figura acima, como sendo: produtividade é Faturar mais com menos despesas.
Produtividade, único caminho para o desenvolvimento e sucesso de uma empresa. Sendo a produtividade a base de tudo numa organização, então porque a maioria das empresas não investem produtividade? Um programa de lhe dê sustentação a curto, a médio e ao longo prazo?
Vários fatores podem afetar a produtividade, como inovação, treinamento dos operadores, ou de quem executa uma atividade; procedimentos claros e padronizados; nivel de gestão mais eficaz, desenvolvimento de novos materiais, aproveitamento maximo de materiais e da mão-de-obra, processos mais enxutos e ágeis, definição de metas, avaliação de desenpenho dos resultados, enfim são muitos fatotres que influenciam diretamente na produtividade.
É dever da empresa buscar o máximo de produtividade, independente do ramo de negócio, independente de departamento da organização, independente de qualquer atividade.
A produtividade deve envolver a todos, operadores de chão de fábrica, funcionários da administração, gestores, diretores e donos da empresa.
Investir em produtividade é o segredo, único caminho.
Narbal Teixeira da Rosa
Consultor Organizacional