Festa da padroeira de Araranguá completa 175 anos de história

Ontem, 4 de maio, os devotos de Nossa Senhora Mãe dos Homens, celebraram o momento central da romaria e festa da padroeira de Araranguá

Formada por 14 comunidades, a Paróquia Nossa Senhora Mãe dos Homens é a mais antiga da Diocese de Criciúma e nesta quinta-feira celebrou 175 anos de festa da padroeira

 

Araranguá

Na quinta-feira, dia 4 de maio, os devotos da padroeira de Araranguá, Nossa Senhora Mãe dos Homens, celebraram o momento central da romaria e festa que, nesta edição, completou 175 anos de história. Considerada a maior festividade religiosa do Sul catarinense e patrimônio cultural de natureza imaterial do povo araranguaense, as tradicionais festividades são realizadas pela Paróquia Nossa Senhora Mãe dos Homens, a mais antiga da Diocese de Criciúma e elevada a santuário em 2018.

Pela manhã, às 10 horas, foi celebrada a missa solene presidida pelo bispo diocesano, Dom Jacinto Inacio Flach, e concelebrada pelo reitor, padre Maxssuél da Rosa Mendonça, e diversos padres. Padre Maxssuél da Rosa Mendonça, reitor do Santuário Paróquia Nossa Senhora Mãe dos Homens, agradeceu a todos os noveneiros, festeiros e equipes de apoio.


Paróquia Santuário

Formada por 14 comunidades, a Paróquia Nossa Senhora Mãe dos Homens é a mais antiga da Diocese de Criciúma. Elevada a Santuário Diocesano em 4 de maio de 2018, sua atual Igreja Matriz é o terceiro templo construído tendo suas obras iniciadas em 1954 e concluídas no ano de 1957.

Imagem da Mãe dos Homens
Dos 175 anos da tradicional romaria e festa, 151 edições foram realizadas com a atual imagem de Nossa Senhora Mãe dos Homens. Esculpida em madeira, a obra chegou na cidade de Araranguá em 1872, através da embarcação batizada com o nome Jovita.

A arte possui 160 centímetros de altura, é uma obra expressiva de arte sacra e foi talhada na cidade de Salvador, na Bahia. Um museu, no Centro Pastoral localizado aos fundos do Santuário, conta mais detalhes sobre a história da imagem e guarda os vestidos e objetos utilizados durante as festividades ao longo dos anos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.