Na noite de domingo, dia 29, a Polícia Militar de Araranguá recebeu a informação de um tiroteio no bairro Barranca. Segundo repassado aos policiais, um Corsa, de cor prata, parou em frente a uma casa, localizada na rua João C. Conceição, e vários disparos de arma de fogo foram efetuados em direção ao imóvel, na tentativa de matar um homem. Segundo testemunhas, havia várias pessoas na casa, mas nenhuma foi atingida.
Guarnições da PM de Araranguá e região, incluindo a do PPT, o Pelotão de Patrulhamento Tático, se dirigiram até o local, quando, em frente a um mercado do bairro, observaram um veículo com as mesmas características citadas pelas testemunhas do crime. De pronto as guarnições tentaram efetuar uma abordagem, entretanto o veículo não parou desobedecendo e iniciando uma fuga.
Durante a perseguição a viatura do PPT conseguiu perceber que um dos ocupantes do carro tentava esconder algo no porta malas do veículo. Quando próximo à ponte de Araranguá, no antigo traçado da BR 101, o motorista do Corsa decidiu parar. Momento em que três homens desceram com as mãos na cabeça, sendo que um deles sacou uma arma de fogo, os policiais ordenaram que ele largasse a arma, porém ele não acatou, sendo necessário repelir com dois disparos a tentativa do agressor de ferir os policiais.
No carro havia quatro homens e um deles empreendeu fuga, mas acabou caído em um desfiladeiro, adentrando em uma mata fechada. Posteriormente se percebeu que o agressor em fuga havia pulado duas cercas e se escondido em outro mato fechado próximo do local.
Foi feito um cerco no local e iniciado uma busca. O indivíduo em fuga foi encontrado dentro de um mato fechado. Durante a tentativa de abordagem o marginal atacou os polícias com vários socos, havendo necessidade do uso da força para conter as agressões e assim conseguir algemar o mesmo.
Durante a tentativa de algemar o agressor, um policial se feriu e o Canil de Criciúma foi acionado para buscas no mato onde o agressor havia se escondido, assim também para uma busca no automóvel usado pelos criminosos.
O Canil, durante as buscas, conseguiu encontrar no local uma arma de fogo carregada. No veículo, utilizado pela quadrilha, na parte de trás, foram encontrados dois torrões de maconha e duas pedras de craque, embaladas e prontas para comércio. Posteriormente a guarnição foi até a casa onde ocorreram os disparos de arma de fogo, e lá às vítimas reconheceram o veículo abordado como sendo o mesmo utilizado pelos criminosos.
O Corsa, utilizado para a tentativa de homicídio no bairro Barranca, havia sido roubado momentos antes em uma residência de Araranguá.